Algumas cidades anunciaram que não irão mais exigir o uso de máscara em locais abertos, sendo que em algumas delas, a medida também irá valer em locais fechados. Um exemplo é São Paulo. Nesta quinta-feira (17), o governador João Doria (PSDB) anunciou a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, com exceção do transporte público – e seus respectivos locais de acesso, como estações de Metrô – e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde.
Em quase todas as capitais que optaram pela flexibilização, autoridades argumentam que a decisão segue orientações de especialistas e comitês científicos espalhados pelos estados. A vacinação e o uso correto das máscaras, estão sendo pontos chaves para o combate ao vírus. Mesmo assim, o cenário mostra que a pandemia ainda não acabou. Nas últimas 24h foram registradas 485 mortes em todo o país, e cerca de 49 mil novas pessoas contaminadas, segundo o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
A população demorou tanto tempo para priorizar este item básico de proteção, que parece estranho deixá-lo de lado. A CAPRICHO quer saber: você se sente segura para deixar de usar a máscara neste momento?
Veja a lista de quais capitais brasileiras flexibilizaram o uso da máscara a decisão:
Capitais que retiraram a exigência apenas em locais abertos:
- Belo Horizonte
- Boa Vista
- Campo Grande
- Macapá
- Porto Alegre
- São Luís
- Porto Velho
- Manaus (a partir do dia 16/3)
- Teresina (a partir do dia 14/3)
Capitais que retiraram a exigência em locais abertos e fechados:
- Brasília
- Florianópolis
- Natal
- Rio de Janeiro
- São Paulo