Continua após publicidade

Mulheres e meninas são mais de 50% do total de eleitores no Brasil

E este número é um recorde. 🙌

Por Andréa Martinelli Atualizado em 16 nov 2022, 18h56 - Publicado em 15 jul 2022, 18h03
Meninas e mulheres eleitoras
Ou seja: cada vez mais os candidatos e candidatas precisam pensar em pautas que estejam conectadas com os desejos e necessidades dessa população. Getty Images/Getty Images

Meninas e mulheres brasileiras se consolidam cada vez mais como a maioria do eleitorado brasileiro. Em 2022, isso se repete – e ainda bate um recorde: neste ano, elas não só são a maior parte dos eleitores como esta foi a maior marca registrada na série histórica.

Segundo dados dos TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgados nesta sexta-feira (15), ao todo, elas são 82.373.164 eleitoras, o que equivale a 52,65% do total – isso mesmo, mais do que a metade de todos os aptos a votar no país. Entre os homens são 74.044.065, eleitores, um total de 47,33%. 

Uma explicação possível para este engajamento é porque meninas e mulheres, principalmente as mais pobres e que são chefes de família, sofrem com os efeitos da crise econômica e são mais afetadas por benefícios sociais. Nesse contexto, é esperado que busquem soluções que garantam algum tipo de segurança em momentos críticos como o que vivemos.

Continua após a publicidade

E atenção: todo o país registrou 156,4 milhões de eleitores aptos a votar em outubro, um número recorde na história eleitoral do país. São 9,1 milhões de eleitores a mais que em 2018, com um crescimento de 6,21%.

E a quantidade de eleitores das faixas etárias entre 16 e 17 anos — que não são obrigados a votar, ou seja, nossa galera — foi determinante para o aumento desse número. 

Voto jovem
Ao total, meninas entre 16 e 17 anos são mais de 1 milhão de eleitoras no Brasil Alexandre Schneider / Freelancer/Getty Images

Após uma intensa campanha do TSE para emitir o título de eleitor, que envolveu influenciadores digitais, artistas e políticos, o eleitorado jovem cresceu 51,13%. Essa faixa etária registrou 716.164 eleitores a mais do que em 2018, apontam os dados. Neste ano, somos mais de dois milhões de eleitores, consolidados em 2.144,946.

Mas os dados ficam mais interessantes ainda quando olhamos por faixa etária e gênero  O número de meninas eleitoras, entre 16 e 17 anos, quando o voto ainda é facultativo, chegou a 1.157,461. Enquanto o número de meninos na mesma faixa etária ficou em 957.485. 

Continua após a publicidade

Por aqui no CH na Eleição a gente também participou dessa campanha de incentivo ao voto jovem e vamos continuar acompanhando as eleições para colaborar com o envolvimento da nossa galera – afinal, já deu para perceber que com tantos novos eleitores, os políticos com certeza estão interessados em nós, certo?

Ter novos eleitores significa uma nova base de eleitorado, o que também quer dizer que essas pessoas podem determinar os rumos da eleição. E, em um ano tão importante, com questionamentos até sobre a legitimidade da urna eletrônica, é essencial fazermos um uso consciente do nosso poder de voto – e até das nossas redes sociais.

Vamos juntas nessa?

+ O que é preciso fazer agora que eu já emiti meu título de eleitor? A CAPRICHO te ajuda!

Publicidade