Você tem só até hoje para emitir o título de eleitor e votar em 2022
Prazo para o alistamento eleitoral de jovens entre 15 e 18 anos termina nesta quarta-feira (4).
Atenção jovens entre 16 e 17 anos: se você está acompanhando a cobertura da CAPRICHO, já está sabendo que termina hoje, quarta-feira (4), o prazo de emissão do título de eleitor.
Essa é uma oportunidade para exercer a cidadania de forma ativa ainda nas eleições gerais em outubro de 2022. Nós te mostramos que emitir o documento é muito mais fácil do que parece.
Ver essa foto no Instagram
Você sabia que só precisa de três documentos para emitir o seu título?
São eles: documento oficial com foto, comprovante de residência e, para os homens em idade militar, também é preciso ter em mãos o comprovante de quitação do serviço militar.
Com todos os documentos reunidos, os cadastros podem ser feitos on-line pelo sistema Título Net, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.
No site, basta procurar pela guia “Serviços ao Eleitor” e clicar na aba “Autoatendimento do Eleitor”, na página inicial do site e, em seguida, selecionar a opção “Tire seu título” e completar o cadastro com todos os seus dados.
A gente explica o passo a passo aqui:
Ver essa foto no Instagram
E aqui também – caso você opte por usar o aplicativo e-Título e fazer tudo pelo celular:
Ver essa foto no Instagram
Apesar de ter registrado queda, o interesse dos jovens por política tem crescido nos três primeiros meses de 2022. É isso que mostra o levantamento de alistamentos eleitorais entre janeiro e março, realizado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O país ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária entre 15 a 18 anos. Ou seja, mais de um milhão de jovens se cadastraram.
A procura pelo documento é a maior registrada se comparada às últimas eleições gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente.
O tuitaço #RolêdasEleições, do TSE, foi uma das ações que impulsionou o debate sobre o tema nas redes sociais entre o público jovem. A organização Girl Up lançou a ação #SeuVotoImporta, que conta com uma plataforma interativa.
Já a iniciativa multiplataformas #OlhaOBarulinho é outra ação com conteúdos para as redes concentrados na Central do Barulinho – um site que traz informações sobre o documento, além de grupos de discussão no Whatsapp e Telegram. O nome remete ao som que a urna eletrônica emite assim que computamos o voto.
Artistas como Anitta, Bruna Marquezine, Juliette, Larissa Manoela e Luisa Sonza tem papel nisso. Elas espalharam campanha pelas redes sociais usando sua visibilidade para estimular que jovens tirem o título de eleitor.
Vamos galera jovens! Vcs tem até amanhã pra regularizar, transferir ou tirar seu título de eleitor. Bora botar o cropped, reagir e fazer desse ano a maior participação jovem e consciente da história de uma eleição! @GirlUpBrasil o trabalho de vcs é primoroso. #SeuVotoImporta 🫵 pic.twitter.com/pKFyKQCAJZ
— LARISSA MANOELA 👒 (@larimanoela) May 3, 2022
Continua após a publicidade
Então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor. 😌
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
Tem 16 ou 17 anos ou fará 16 anos ATÉ 02 de Outubro? Mudou de cidade e quer votar para o novo presidente do Brasil?
Então, fique sabendo que é muito fácil tirar ou transferir o título hoje em dia! É tudo online e não precisa de biometria!
— Anitta (@Anitta) March 23, 2022
Há alguns meses, Luísa Sonza fez uma publicação por meio de stories em sua conta do Instagram. “Vocês, jovens com mais de 16 anos, deveriam tirar o título de eleitor agora, e vocês não estão tirando”, disse no vídeo.
“Então, por favor, tira o título de eleitor, porque esse ano é muito importante e você precisa votar. Não adianta só gritar ‘Fora, Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor. Façam o favor, jovens.”
E Bruna Marquezine também entrou na onda, retuitando Anitta.
bora galera adolescentes https://t.co/JsL2B5LQKT
— Bruna Marquezine (@BruMarquezine) March 23, 2022
Juliette lembrou que não é só uma maneira de exercer a cidadania, mas também de fortalecer a democracia:
O voto é uma das melhores maneiras de expressar nossa voz dentro da democracia, talvez a mais poderosa. Fico muito triste com a informação que o número de adolescente de 16 e 17 anos que tiraram o título é um dos mais baixos da história. Tirar o título é simples no site do TSE.
— Juliette (@juliette) March 23, 2022
E até Leonardo DiCaprio falou sobre. Sim, ele mesmo:
Brazil is home to the Amazon and other ecosystems critical to climate change.
What happens there matters to us all and youth voting is key in driving change for a healthy planet. For more on voter registration in Brazil before May 4, visit https://t.co/0mKrfxLdRR #tiraotitulohoje
— Leonardo DiCaprio (@LeoDiCaprio) April 28, 2022
E o que dizer de Mark Ruffalo, o Hulk?
Galera do Brasil! Deem RT aqui com os vídeos que vocês fizeram incentivando outros jovens a tirar o título. Vou repostar 5 vídeos antes da data limite de 4 de maio. Vamos bombar essa campanha! A democracia e o planeta saem ganhando. https://t.co/Cl57pzWi0f
— Mark Ruffalo (@MarkRuffalo) May 1, 2022
Entre os menores de idade o voto é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Mas a gente já te explicou, aqui no #CHnaEleição, porque votar é importante, mesmo sem obrigatoriedade.
Aqueles que têm entre 16 e 18 anos podem se cadastrar no TSE e experimentar o período de votação de uma maneira diferente, exercendo a cidadania. Todos que completam 16 anos até o dia 2 de outubro, data em que acontece o primeiro turno da eleição, podem emitir o título.
É isso: tudo começa com o exercício da sua cidadania e com as instruções do site do TSE. Depois, é só caprichar no voto, hein? Clique aqui.