20 coisas que você precisa saber sobre o álbum In Utero, do Nirvana!
Terceiro e último disco de estúdio da banda completa 20 anos nesta sexta (13)
Nem parece, mas o terceiro e último disco de estúdio do Nirvana, In Utero , completa 20 anos nesta sexta-feira (13).
In Utero é um dos álbuns mais intensos da história do rock e é apontado por muitos como um testamento musical de Kurt Cobain, que viria se matar seis meses depois, no dia 5 de abril de 1994.
Para comemorar o lançamento, uma edição especial com muito material inédito chega às lojas no dia 24 de setembro. A CAPRICHO levantou 20 coisas que você precisa saber sobre In Utero, incluindo informações sobre o material bônus que estará na edição de 20 anos do disco do Nirvana.
1. No final de 1992, quando Kurt Cobain começou a trabalhar no sucessor de Nevermind, o álbum teve o nome provisório de I Hate Myself And I Want To Die, que também dá nome a uma faixa que ficou de fora de In Utero, sendo lançada no lado b do single de Pennyroyal Tea, no CD T he Beavis and Butt-Head Experience e na caixa do Nirvana, With the Lights Out .
2. In Utero começou a ser gravado aqui no Brasil, no estúdio da BMG-Ariola, no Rio de Janeiro. Durante uma folga entre os shows do Nirvana no extinto festival Hollywood Rock, em janeiro de 1993. A banda tocou em São Paulo e no Rio de Janeiro.
3. Dos três dias de gravações no Rio de Janeiro, o Nirvana levou oito rolos com mais de 20 horas de material, que seria usado como parte da pré-produção de In Utero .
4. A faixa Gallons of Rubbing alcohol Flow Through the Strip, que saiu como música bônus na versão internacional de In Utero, é praticamente a mesma gravada no Brasil, com poucas alterações.
5. Ainda no Brasil, durante o show na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, em 23 de janeiro de 1993, o Nirvana tocou pela primeira vez ao vivo duas canções de In Utero: Heart- Shaped Box e Scentless Apprentice .
6. Como a banda não passava por um bom momento internamente, muito por conta do vício de Kurt em heroína, a Gold Mountain escolheu o Pachyderm Studios, na pacata e isolada Cannon Falls, Minnesota. O estúdio ficava na zona rural e evitava que a banda tivesse distrações.
7. In Utero foi gravado em apenas 12 dias e surpreendeu os diretores da Geffen, que olharam com desconfiança para o novo trabalho do Nirvana.
8. Assim que as gravações de In Utero acabaram, a banda comemorou de uma forma nada comum: ateando fogo em suas respectivas calças!
9. Entre o final das gravações de In Utero e seu lançamento, Kurt Cobain sofreu duas overdoses: em maio e depois em junho de 1993.
10. No dia 4 de junho de 1993, Kurt Cobain foi preso após uma briga doméstica com sua mulher, Courtney Love . Os policiais encontraram armas na casa do casal.
11. Antes de In Utero ser lançado, o Nirvana lançou um vinil split de 7 polegadas, Oh The Guilt/ Puss, juntamente com a banda Jesus Lizard.
12. Nesse meio tempo Kurt também lançou outro trabalho especial, chamado The “Priest” They Called Him, usando o pseudônimo Kurtis Cohbaine, ao lado do poeta beat William S. Burroughs.
13. In Utero foi lançado oficialmente no dia 13 de setembro de 1993, primeiro no Reino Unido; e no dia 14 de setembro do mesmo ano nos Estados Unidos. Sua versão internacional só chegou às lojas em 21 de setembro.
14. O álbum vendeu 181 mil cópias em sua primeira semana nas lojas e chegou ao primeiro lugar da Billboard.
15. Em algumas fotos de divulgação de In Utero, Dave Grohl aparece usando um gorrinho da banda brasileira Sepultura . Anos mais tarde o próprio Grohl gravaria com o ex-vocalista do grupo, Max Cavalera, em seu projeto chamado Probot , lançado em 2004.
16. Para ser vendido nas redes norte-americanas Kmart e Wal-Mart, Kurt Cobain concordou em mudar a contracapa de In Utero (que trazia uma colagem de modelos de fetos) e o título da música Rape Me para Waif Me . Além disso, essa versão alterada também foi vendida em Singapura, país onde o álbum havia sido banido.
17. As músicas Heart-Shaped Box e All Apologies entraram no CD com mixagens diferentes das originais de Steve Albini, a pedido da gravadora do Nirvana, a Geffen. As versões que entraram no álbum foram remixadas por Scott Litt. A edição especial de 20 anos de In Utero trará essas versões “mais sujas” de Albini.
18. A edição de 20 anos de In Utero teve o álbum inteiro e seus b-sides remasterizados no histórico Abbey Road Studios, aquele usado pelos Beatles, que até emprestou seu nome para um dos últimos discos do quarteto de Liverpool.
19. A demo de Scentless Apprentice , gravada no estúdio da BMG-Ariola, no Rio de Janeiro, também fará parte da edição de 20 anos de In Utero .
20. Um CD e um DVD do MTV Live And Loud , gravado em dezembro de 1993, também vai acompanhar a edição especial de 20 anos do terceiro álbum de estúdio do Nirvana.