Nós assistimos e amamos a comédia ‘Loucas em Apuros’, dirigida pela Adele Lim e protagonizada por Ashley Park e Stephanie Hsu – estrelas de Emily em Paris e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, respectivamente. O longa chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira da semana passada (3) e tem dado o que falar, viu?
Isso porque, além dos inúmeros elogios pela crítica especializada, o filme tem sido apontado como um dos melhores de comédia do ano.
E ó, antes de te contar todas as valiosas lições que tivemos com o filme, é claro que nós vamos contar um pouco do enredo dele, né?
No longa, acompanhamos as amigas de infância Audrey (Ashley Park) e Lolo (Sherry Cola) que compartilham da mesma experiência: cresceram sendo as únicas crianças asiáticas – e de origem chinesa – da escola. Enquanto Lolo, nascida na China, se mostrava destemida e enfrentava tudo e a todos com seu humor caótico, Audrey foi adotada por uma família branca e sentia a necessidade de se destacar nos estudos e se pressionava para ser a melhor.
Já adulta, Audrey é uma advogada de sucesso e precisa fazer uma viagem de negócios para a China. Sem saber falar a língua do país, ela leva a amiga, que agora é artista – e vive de favor em sua garagem -, para ser sua tradutora.
Kat (Stephanie Hsu), melhor amiga da faculdade de Audrey, e Deadeye (Sabrina Wu), prima de Lolo que é obcecada por K-pop, se juntam em uma jornada épica pela Ásia para descobrir as origens de Audrey.
Além de momentos hilários, o longa aborda assuntos como amizade, honestidade e a busca por identidade. E para te incentivar a assistir o filme, separamos aqui algumas lições que aprendemos com ele:
1. A importância de sermos honestos em nossos relacionamentos
No filme, nós somos apresentados à Kat, uma atriz em ascensão na China. Ela é super famosa e namora um outro ator famoso – os dois estão até gravando uma série juntos! Ele é bonito, alto, musculoso e ela está perdidamente apaixonada por ele. O único problema é que Kat não consegue ser ela mesma perto dele porque ele é “certinho demais”.
Ela sempre foi desinibida e sexualmente ativa, mas para começar o relacionamento com o “homem dos sonhos”, ela precisou esconder esse seu lado por causa do voto de castidade dele. Difícil, né?
Depois de um momento hilário e muito constrangedor que revelou um pouco do passado dela publicamente, o casal passa por um momento de separação que logo é resolvido quando eles decidem conversar e são honestos sobre suas expectativas.
2. E ser honesto consigo mesmo também vale, tá?
A protagonista do filme, Audrey, sempre se esforçou para ser a melhor em tudo que faz. Isso vem da pressão que a personagem sente sendo uma mulher asiática e adotada por um casal branco em uma cidade majoritariamente branca. Ela teve que se esforçar duas vezes mais para conseguir se provar no meio do direito e se tornou a melhor no ramo. Mas será que era isso mesmo que ela queria?
Ao longo da história, a personagem entra em uma jornada de autodescoberta em busca de suas origens e acaba percebendo que, no fundo, não importa nenhuma dessas provações que ela mesma se colocou. Logo, ela se dá conta que tudo o que ela já fez até então foi para se provar capaz e se sentir “vingada” por ter sido “abandonada”, e isso não corresponde com quem ela é ou quem ela quer se tornar.
E claro que a gente super se identifica com isso, né?
3. Não devemos ter vergonha de quem somos e do que gostamos
A personagem mais engraçada e irreverente do filme – e olha que a competição é boa – é a Deadeye, prima de Lolo que acaba entrando nessa aventura de paraquedas. Ela é um tanto aleatória, meio agitada, obcecada por k-pop, ao mesmo tempo que se sente muito solitária.
Ela também protagoniza momentos hilários e nos emocionou quando disse não ter amigos porque todos a acham perturbada. Com o apoio de sua prima e de suas novas amigas, ela descobre que tudo bem ser quem ela é e que sempre haverão pessoas que vão se identificar com ela.
4. Amizade é tudo <3
Meio brega, mas verdadeiro. A principal mensagem do filme é essa! Enfrentar nossos problemas e encarar novas aventurar ao lado de quem gostamos é muito melhor do que fazer tudo sozinho. O longa mostra que não tem nada melhor do que nos sentimos seguros o suficiente para expressar nossas sensações e vontades reprimidas pelo convívio social com um grupo de melhores amigas. Poder ser quem é, sem pedir permissão ou desculpas, e embarcar nas aventuras mais aleatórias e divertidas com quem amamos é tudo de bom!
Loucas em Apuros já está disponível nos cinemas.