5 destaques para prestar atenção em Avatar: O Caminho da Água
O longa chega nos cinemas com novos cenários, personagens e desafios
Após 13 anos, a tão esperada sequência de Avatar chegará aos cinemas com muita ação, aventura e novas descobertas em Pandora. Ao retornar para o universo criado pelo diretor James Cameron, o público também terá a chance de conhecer mais personagens que integram a história e trazem diferentes narrativas ao enredo. A CH já conferiu o filme e te conta alguns destaques que farão parte desta aguardada continuação.
Os novos cenários de Pandora
O título do filme já entrega que o oceano é um dos grandes protagonistas do longa, mas entender melhor a relação de cada personagem com a água é uma experiência muito rica visualmente. Os cenários e as interações com a natureza mostram as belezas de Pandora, agregando ainda mais ao olhar repleto de maravilhas e encantamento que foi passado através do universo apresentado no primeiro filme.
Novas habilidades
A mudança para um novo ambiente faz com que a família Sully precise aprender a lidar com alguns desafios e tarefas que não estavam acostumados quando viviam na floresta, gerando momentos divertidos e emocionantes na trama. Entre os aprendizados, os personagens precisam praticar como respirar por mais tempo debaixo d’água, como aconteceu com o próprio elenco, que participou de treinamentos com especialistas para as gravações do filme.
Em uma conversa com a CH, Bailey Bass contou que consegue segurar o fôlego por cerca de 6 minutos e 30 segundos com 50% de oxigênio. Tsireya, a personagem da atriz, faz parte de um novo núcleo que é introduzido na história e tem uma forte relação com o mar. Kate Winslet, inclusive, repetiu a parceria com James Cameron interpretando Ronal, a mãe de Tsireya.
A união da família Sully
Um dos principais pilares do longa é como os personagens fazem de tudo para proteger uns aos outros, independente do perigo que possam correr. Neteyam, Kiri, Lo’ak e Tuktirey são os filhos de Jake e Neytiri, introduzidos no enredo como uma nova geração ao lado de Spider, um menino humano que tem um forte laço com os Na’vi.
Ao conhecer mais sobre a dinâmica da família, vemos momentos de vulnerabilidade, coragem e também de muita força vindo tanto dos pais quanto dos filhos, que estão amadurecendo e aprendendo mais sobre como agir em relação aos desafios e as ameaças que são enfrentadas na história. Em algumas conversas mais profundas, eles também se abrem sobre serem diferentes e como suas singularidades os afetam em Pandora.
A forte relação com a natureza e os animais
Com a introdução de mais cenários, a sequência de Avatar também coloca em pauta temas importantes como a preservação do meio ambiente e dos animais. É possível perceber, por exemplo, a profunda conexão que o novo clã tem com os tulkuns, uma espécie aquática que ganha grande destaque no filme.
Abordando as ameaças e a crueldade humana, o filme também mostra a tentativa de proteção da biodiversidade, com a intenção de passar uma mensagem sobre preservação da natureza, tanto dentro quanto fora das telas.
Durante a divulgação do longa, a Disney divulgou uma campanha global intitulada “Vamos manter nossos oceanos incríveis”, com o objetivo de criar consciência sobre os problemas e desafios enfrentados pela vida marinha, apoiando o trabalho da The Nature Conservancy (TNC) na proteção de 10 espécies de animais e vegetais oceânicos. Para saber mais sobre o projeto, visite o site oficial da campanha.
Avatar 3
Com o terceiro filme da franquia já gravado, é interessante prestar atenção aos detalhes que podem ser expandidos e desenvolvidos na narrativa do próximo longa de James Cameron. Sem dar muitos spoilers, o público poderá perceber o retorno de alguns inimigos já conhecidos mas também a chegada de novos problemas que devem ser desdobrados no futuro.
Avatar: O Caminho da Água chega em 15 de dezembro nos cinemas.