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5 vezes que os fãs de k-pop se engajaram em questões políticas e sociais

De doação a eleições, o fandom de música pop coreana já mostrou que sabe se organizar muito bem

Por Gustavo Balducci 1 out 2022, 10h00

Na véspera das eleições de 2022, a fanbase Army Help The Planet, criada em 2019, está fazendo um mutirão nas redes sociais através da hashtag #ArmyNasUrnas. A ideia é incentivar os fãs de BTS irem às urnas no domingo, dia 02 de outubro, para exercerem sua cidadania. O projeto faz parte da campanha #TiraoTítuloArmy, que ao longo do ano influenciou milhares de jovens brasileiros a tirar o título de eleitor.

O fandom de música pop coreana já mostrou que é expert em se organizar e agir, indo muito além de alavancar seus artistas favoritos nas paradas musicais. Relembre outros exemplos a seguir:

O começo de tudo

Não é de hoje que os fãs de k-pop se mobilizam para ajudar em causas sociais. Durante os anos 2000 na Coreia do Sul, por exemplo, fãs do integrante Shin Hye-sung, do grupo Shinhwa, enviaram milhares de quilos de arroz para instituições de caridade, criando um movimento chamado de “fan rice”. Já em 2012, outra fanbase do músico Seo Taiji arrecadou fundos para criar a Floresta Seo Taiji na Reserva Ecológica de Guapiaçu, aqui no Brasil.

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Apoio ao Black Lives Matter

Em meio aos avanços do movimento Black Lives Matter, que ganhou força junto aos protestos pela morte de George Floyd, homem negro, nos EUA, várias fanbases se organizaram para derrubar o aplicativo iWatch Dallas, criado pela polícia da cidade e que funcionava para reunir denúncias de ações violentas dos ativistas. Em poucas horas, a plataforma saiu do ar depois que os fãs passaram a enviar vídeos de seus ídolos em vez das imagens dos protestos. Na mesma época, BTS e ARMY doaram juntos 2 milhões de dólares para o movimento antirracista.

Esvaziando o comício de Trump

Outro exemplo que marcou a política dos Estados Unidos foi o comício do ex-presidente Donald Trump em Tulsa, em 2020. Indo contra as regras de prevenção da COVID-19, o evento foi esvaziado graças aos fãs de k-pop e os usuários do TikTok, que combinaram de se inscrever para o comício sem a intenção de ir. Enquanto o gerente de campanha, Brad Parscale, afirmou que haviam mais de milhão de eleitores inscritos no comício, apenas 6 mil pessoas compareceram ao local.

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Luta contra incêndios

Por aqui, os fãs brasileiros se uniram para combater os incêndios na região do Pantanal. Enquanto o vice-presidente do Brasil, o general Hamilton Mourão, minimizava o número recorde de queimadas registradas em 2020, eles arrecadaram, em poucos dias, mais de 50 mil reais, ação solidária reconhecida pela plataforma Benfeitoria, que premiou o projeto na categoria meio ambiente do 1º Prêmio do Financiamento Coletivo, em 2021.

Outras ações durante a pandemia

Ainda durante a quarentena, outro exemplo incrível criado pelo Army Help The Planet foi a campanha emergencial Army Help Manaus, que conseguiu mais de 59 mil reais para financiar suprimentos médicos e itens necessários para os pacientes internados em decorrência do COVID-19 na cidade de Manaus, no Amazonas. O projeto foi realizado em parceria com a Instituição Moradia e Cidadania do Amazonas, responsável pela compra e distribuição dos suprimentos. “Somos gratos por todo o apoio que temos recebido nas campanhas que idealizamos. Muitas outras fanbases e pessoas também foram cruciais pelo sucesso de cada uma delas”, disse um dos representantes do AHTP em entrevista à CH.

E você, vai votar nas Eleições 2022?

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