Uma mudança no Brit Awards foi anunciada recentemente: a partir do próximo ano, as categorias da premiação não serão mais divididas em femininas e masculinas. Com isso, o prêmio de Melhor Artista não terá distinção de gênero e não irá mais excluir artistas não-binários.
A alteração já havia sido pedida por muitos artistas que acabaram perdendo indicações por conta da divisão, sendo Sam Smith um exemplo. Com o seu bem-sucedido álbum Love Goes não recebendo reconhecimento da premiação, o cantor foi até o Instagram um tempo atrás para pedir que as categorias fossem mais “reflexivas da sociedade em que vivemos”.
VENCEMOS! O BRITs anunciou que a premiação não terá mais as categorias dividas por gênero e será unificada em "Melhor Artista Britânico". A mudança se fez por conta do protesto de Sam Smith que se recusou a ser indicado na categoria masculina, por se identificar como não-binário. pic.twitter.com/MDEKPJ3OVF
— Sam Smith Brasil 💐 (@SSMITHBRASIL) November 22, 2021
Essa distribuição de prêmios por gênero existe no Brits desde 1977 e não tinha sido alterada desde então, mesmo com pedidos de revisão sobre o assunto aos organizadores desses eventos. “Se você estivesse começando a premiação do zero hoje, provavelmente o faria nesses termos”, disse Gennaro Castaldo à BBC, quem é porta-voz do órgão da indústria musical BPI e responsável pela administração do Brits.
Além da categoria de Melhor Artista Nacional, a Internacional também será alterada da mesma forma. Alguns internautas questionaram a premiação se essa alteração não iria prejudicar as artistas femininas e Gennaro se manifestou sobre o assunto. Segundo ele, se o novo sistema priorizar nomeados do sexo masculino, isso “iluminará os problemas” que ainda assombram a diversidade da indústria musical. “Como uma indústria, temos que reconhecer essas questões e agir sobre elas. Manter o status quo não mudará as coisas a longo prazo. Portanto, para alcançar uma igualdade real para mulheres e artistas de todas as origens, [isso] é uma coisa muito positiva”, disse ele.
Algumas mudanças nos tipos de categorias também estão previstas: profissionais da dança serão nomeados e prêmios específicos de rock, rap e pop serão distribuídos. A abertura das votações do próximo Brit Awards acontecerá no dia 10 de dezembro e as reformulações já estarão disponíveis. A cerimônia acontecerá em 8 de fevereiro de 2022, em Londres.
Four new fan voted genre awards – Alternative/Rock act, Pop/R&B act, Hip Hop/Grime/Rap act and Dance act – this year fans have more power than ever as we bring back the vote, while The #BRITs shines a light across a diverse range of genres (2/2) pic.twitter.com/myhQpxMllr
— BRIT Awards (@BRITs) November 22, 2021