Conheça 3 clubes de leitura que são focados em literatura negra
Além de participar de discussões e debates sobre o livro, você ainda faz novos amigos e amigas
Aqui na coluna eu já recomendei livros escritos por autores pretos de diferentes gêneros para você adicionar à sua biblioteca. Mas, além de indicar esses livros, precisamos acompanhar e ler de fato esses autores. E a gente sabe que no dia a dia essa pode não ser uma tarefa tão fácil assim de colocar em prática. Mas existe um jeito.
O melhor caminho para isso são os Clubes de Leitura. Neles, um livro é escolhido mensalmente, e sua leitura é baseada em um cronograma de páginas ou capítulos para ler diariamente, o que acaba sendo uma super ajuda para quem não tem muito tempo para ler durante a semana. Além de participar de discussões e debates sobre o livro, você ainda faz novos amigos e amigas. Não é demais?
Existem diversos clubes do livro que você pode participar e, além de apoiar esses autores, você acaba apoiando também os influenciadores que dedicam seu tempo para fazê-los acontecer. Bora lá para as indicações?
1. O Ciclo de Leitura Afrofuturista
Realizado e administrado por Kinaya @afrofuturistacearense, o “O Ciclo de Leitura Afrofuturista” busca ampliar a divulgação, leitura e discussão acerca de obras literárias de ficção especulativa e afrofuturismo. Este projeto busca mostrar que existe produção negra e de peso dentro da ficção especulativa. Nele, você tem:
- Um livro por mês;
- Encontros online: Mediação geral sobre o livro no último sábado de cada mês;
- Cronograma de leitura: Organização da meta de leitura;
- Sorteios e descontos esporádicos: Os participantes podem ter descontos na compra do livro e/ou participarem de sorteios, quando acordados com editora/autores;
- Grupo de interação no whatsapp;
- Momentos de leitura juntes: Sprints de leitura semanais;
As inscrições para o clube já estão encerradas, mas, o formulário será reaberto em datas específicas. Fique de olho no perfil @afrofuturistacearense e não perca a chance de participar quando as inscrições estiverem abertas.
2. Leituras Decoloniais
Leituras Decoloniais é um coletivo negro que nasce com o intuito de viabilizar produções de conteúdo independente que buscam reflexões sobre assuntos que envolvem sistemas de poder, raça, gênero e sociedade. A leitura dos livros selecionados é feita com uma curadoria composta por quatro mulheres negras que produzem conteúdo na internet sobre literatura que envolve esses temas. Sendo elas: @afrofuturas + @camillaeseuslivros + @impressoesdemaria.
Por meio de uma curadoria de leituras mensais e indicações de leituras complementares, você conhecerá e reconhecerá novas epistemiologias e poderá aprimorar um olhar crítico em relação a questões sociais; dependendo do grupo de apoio que escolher, também poderá participar de dois encontros mensais (por enquanto, acontecendo de forma virtual).
A ideia é, claro, participar do clube do livro, mas também de uma espécie de laboratório de incentivo à prática da escrita reflexiva sobre as leituras feitas e os novos conhecimentos adquiridos, de modo que a escrita resultará em um recurso de expressão e descolonização do pensamento.
Mesmo se você não quiser participar do clube, é possível apoiar de outras formas.
3. Clube Negrita
O “Clube Negrita” foi criado em 2017 pela escritora, produtora e artista visual Bruna Tamires, conhecida como Malokêarô. Este ano serão realizados cinco encontros do clube sobre literatura negra.
“Queremos que as pessoas encontrem práticas que transformem seus hábitos e ideias sobre o bem viver. A meta é unir pessoas leitoras que, organizadas, ajudem na melhora da nossa vida coletiva”, diz Malokêarô, que também é gestora de políticas públicas.
Ver essa foto no Instagram
Os próximos encontros literários estão marcados para os dias 20 de agosto, 22 de outubro e 17 de dezembro, das 17h às 19h.
E aí, entre eles, qual você mais quer fazer parte? <3