As princesas da Disney bombaram no ano passado . A gente pode vê-las na pele de super-heróis, indo para Hogwarts, na versão tatuadas, como modelos… Mas você já parou para pensar de onde vêm os nomes delas? Eles bem que são meio exóticos, né? A CAPRICHO foi atrás do significado do nome das princesas e revela tudo para você aqui.
BRANCA DE NEVE
De acordo com a história dos irmãos Grimm, a mãe da Branca de Neve furou seu dedo em uma agulha e uma gota de seu sangue caiu no chão coberto de neve. Por algum motivo (bem estranho, diga-se de passagem), a mulher desejou uma filha nesses tons. Por isso a princesa tem a pele branca como a neve e bochechas e lábios vermelhos. O nome representaria também o inverno, uma estação na qual todos metaforicamente dormem em suas casas e só são acordados depois, pela primavera. Uau!
CINDERELA
Na versão original francesa, o nome da princesa é Cendrillon, palavra que quer dizer “pequenas cinzas”. Este foi o apelido que as irmãs deram a Cinderela, uma vez que ela sempre dormia perto da lareira para se aquecer e acabava acordando coberta de cinzas do fogo.
AURORA
Aurora é um sinônimo para amanhecer. Seus pais escolheram este nome porque ela ~encheu suas vidas como um raio de sol~ quando nasceu. O nome também faz sentido porque é no começo do dia que a princesa finalmente acorda de seu sono profundo.
ARIEL
Em hebreu, Ariel significa “leão de Deus”. Inspirado no anjo Isaías, da Bíblia, o nome simboliza força e coragem. Duas caracteríticas que definem muito bem a sereia, né?
BELA
Esse é fácil! Bela significa… beleza mesmo! Hehe. Belle, como ela é chamada na versão norte-americana do filme, é um nome comum na França, onde se passa a história, e tem tudo a ver com a princesa porque, além dela ser a pessoa mais bonita da vila, ela também consegue enxergar a beleza interior das pessoas.
POCAHONTAS
Esta foi a única princesa da Disney inspirada em uma pessoa de verdade, sabia? O nome real da índia que inspirou Pocahontas era Matoaka, que significa “riacho brilhante entre as montanhas”. Percebeu a semelhança com a história do filme? No longa da Disney, o nome original da princesa é Powhattan, que quer dizer “brincalhona” em algonquin, um idioma nativo-americano.
JASMINE
Sim, a paixão de Aladdin tem este nome por causa da flor de jasmim. Na cultura árabe, a planta tem o significado de “presente de Deus” e representa sensualidade, elegância e modéstia.
MULAN
Outra que também tem nome de flor é a princesa chinesa. Em mandarim, Mulan significa magnólia, a planta símbolo da preserverança e da nobreza. Se você lembrar bem, o filme mostra uma cena em que o pai de Mulan coloca um botão de flor de magnólia em seu cabelo. O desabrochar da flor representaria o crescimento e o amadurecimento da princesa ao longo do filme.
RAPUNZEL
O nome da princesa teria sido inspirado em uma flor comestível chamada de rampion (em português, é a flor de câmpanula). De acordo com o conto dos irmãos Grimm, um pobre homem rouba uma dessas flores do jardim de uma bruxa para alimentar sua mulher grávida. Como punição, a feiticeira rouba a filha deles e a tranca no alto de uma torre. A flor não é muito bonita, mas é conhecida por crescer em solos inóspitos. Já reparou que a Rapunzel é linda e bondosa, mesmo tendo sido criada em um universo cruel? Ah! E a flor de câmpanula é roxa, o que explicaria a cor do vestido da princesa no filme da Disney.
MERIDA
No idioma celta (região onde se passa a história), o nome quer dizer “pérola”. Faz todo o sentido, uma vez que a pricesa é como este item precioso. Por fora, ela até pode ser grosseira e forte, como uma ostra, mas por dentro é linda e amável, como a pérola. Own!
TIANA
Acredita-se que o nome da princesa seja uma variação da palavra grega “tiani”, que quer dizer “princesa”. Fofo e simples, né?
ANNA
Em hebreu, o significado do nome é “graciosa”. Esta seria uma ironia dos criadores de Frozen, uma vez que a princesa é, na verdade, bem desastrada.
ELSA
Também em hebreu, Elsa é a palavra cujo significado é nobre e real. A cara da princesa!