“Continuo confiante sobre mim mesma”, diz Leah Sava Jeffries sobre racismo
Atriz, que será nova intérprete de Annabeth nas telinhas, sofreu ataques nas redes sociais.
Desde que o elenco da série baseada em Percy Jackson foi anunciado, os novos intérpretes de Percy, Grover e – principalmente – Annabeth, chamaram a atenção do público. Parte dos fãs da série começou a questionar a escolha da atriz Leah Sava Jeffries, 12, para o papel. Segundo os críticos, Jeffries, que é negra, não corresponderia às expectativas físicas da personagem original da obra. E, então, uma onda de ódio surgiu nas redes sociais.
“Acho que todo mundo que não quer que eu seja a Annabeth literalmente derrubou a minha conta”, afirmou a atriz em uma live em seu Instagram nesta segunda-feira (9), Leah comentou com seus seguidores que sua conta no TikTok havia sido banida por conta de denúncias.
yt people deserve nothing…. pic.twitter.com/aOFZTmPg6B
— first kill pr manager ⭒ (@dansensolsens) May 10, 2022
Ela também aproveitou para mandar um recado aos haters. “A todos que estão me odiando: parem de fazer isso. Sei que pensam que estão me machucando, mas não. Continuo confiante sobre mim mesma”.
Outra pessoa que também não ficou calada diante os comentários racistas direcionados à Leah foi Rick Riordan, autor dos livros do Percy Jackson. “É uma pena que esses posts precisem ser escritos, mas eles precisam”, escreveu ele no início – explicando que o posicionamento é só de sua parte, não representando ninguém além.
"De todas as atrizes talentosas que procuramos pra esse papel, Leah Sava Jeffries rapidamente se tornou minha escolha número 1 pra Annabeth. Observando-a atuar com Walker e Aryan, vi Annabeth ganhar vida. Assim que você vê-la na tela, você saberá o que quero dizer" – Rick Riordan pic.twitter.com/oLzk0ByGun
— Percy Jackson Ψ (@PercyJacksoon) May 10, 2022
“Devemos concordar que intimidar e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado. Por mais forte que Leah seja, por mais que tenhamos discutido o potencial para esse tipo de reação e a intensa pressão que esse papel trará, os comentários negativos que ela recebeu online estão fora de linha. Eles precisam parar. Agora“, disse Rick.
Segundo o autor, a política de não discriminação da Disney foi seguida à risca durante todo o longo processo de casting: “Levamos um ano para fazer esse processo minuciosamente e encontrar o melhor dos melhores. Esse trio é o melhor. Leah Jeffries é Annabeth Chase“. Para finalizar, Riordan afirmou que, mesmo com as negações, o que está acontecendo é racismo sim e ressaltou o quanto essa situação difere das principais mensagens de sua obra.