O universo da Turma da Mônica ganhou uma nova produção audiovisual. Franjinha e Milena Em Busca da Ciência é a mais nova série da Max e acompanha uma investigação repleta de mistérios e descobertas de dois personagens muito queridos pelo público. Nos papéis principais, Fabrício Gabriel e Bia Lisboa vivem as aventuras da dupla que está tentando desvendar os segredos da viagem no tempo.
Em entrevista à CH, os atores contaram que, antes de interpretarem os icônicos protagonistas, eles foram conhecer a MSP e tiveram a chance de se aprofundar nos detalhes que iriam viver nas telas. Um dos momentos mais importantes da experiência foi quando os dois tiveram uma conversa cheia de curiosidades com o próprio Mauricio de Sousa.
“Ele contou desde a inspiração que ele teve para a criação do personagem do Franjinha. Desde as primeiras tiras que ele criava, da chegada do Bidu na vida do Franjinha, da evolução dos traços do Franjinha”, recordou Fabrício com empolgação, destacando que conhecer o verdadeiro Bidu também foi um momento marcante para ambos.
“[O Mauricio] explicou um pouquinho da história da Milena, o que ajudou a ter base para a gente interpretar esses personagens maravilhosos. Além de contar dos nossos personagens, ele também falou sobre todos os outros também. Como foi criada a turminha. Eu amei, amei, aquele momento”, acrescentou Bia sobre o impacto que o encontro com o autor teve em sua atuação a série.
No enredo, Milena e Franjinha exploram diferentes experimentos científicos e a linguagem mais complicada do personagem foi algo que chamou a atenção de Fabrício: “O maior desafio em fazer o Franjinha foi o linguajar científico dele. Ele tem termos muito técnicos. Ele fala muito difícil. Aí com a Milena chegando na história, ele aprende a ter uma comunicação melhor com as outras pessoas“, explicou.
“Entender o Franjinha para conseguir descomplicar a frase dele, porque a Milena chegou também para isso, para ajudar a descomplicar”, afirmou Bia, que considerou simplificar o vocabulário de Franjinha algo desafiador. Ela também ressaltou que Milena se destaca por sua ironia – característica que a fez segurar o riso nas filmagens. “A Milena é muito irônica, muito debochada, e eu não tinha como não rir! Muito difícil essa parte.“
Fãs da Turma da Mônica, os atores contaram que aprenderam a ler com os gibis e que cresceram com os personagens. Para eles, as diferentes personalidades e as diversas histórias fizeram com que já se sentissem familiarizados com seus papéis na produção.
Eu acho que a Turma da Mônica é importantíssima da vida de todos os brasileiros
Bia Lisboa, que vive Milena no live-action da MAX
Em um universo com tantos personagens, a escolha de Franjinha e Milena como protagonistas veio do desejo de ter uma série live-action que abordasse a curiosidade sobre temas científicos. “Falando de uma série sobre ciência no universo da Turma da Mônica, o Franjinha não poderia ficar de fora de maneira alguma, né? Ele é o nosso cientista maluquinho desde a criação do personagem”, explicou Marcos Saraiva, Diretor do Digital da MSP.
Já a decisão de ter Milena nessa jornada veio por sua personalidade questionadora: “Ela também tem essa questão da curiosidade. Ela é muito inteligente, é questionadora e tem um lado um pouco mais humano, né? O cientista geralmente é um pouco mais cético, um pouco mais frio, e a Milena tem esse contraponto”, acrescentou Marcos.
Uma curiosidade interessante é que, quando as pesquisas iniciais para a série começaram, foi descoberto que a primeira história de Milena é justamente uma em que Franjinha está a apresentando para o Bairro do Limoeiro, indicando uma primeira sementinha para essa divertida união no futuro.
Após a dupla dos quadrinhos ser definida, Mauro D’Addio, diretor da série, iniciou uma longa jornada para encontrar Fabrício e Bia – que teriam a missão de personificar os personagens icônicos na frente das câmeras. O período de testes contou com centenas de participantes mas a sintonia da dupla se destacou no resultado final.
“Apresentamos para o Mauricio e pra MSP e Mauricio gostou. A gente viu aquele brilhinho no olho do Maurício. Então, sabíamos que estávamos no caminho certo, né? E aí fechamos essa dupla, que eu acho que foi uma acerto enorme”, revelou o Mauro à CH.
Produzida pela Discovery Kids em colaboração com a Biônica Filmes e a Mauricio de Sousa Produções, a série é a primeira produção produção infantil original da nova plataforma, a MAX. Marina Filipe, produtora executiva de conteúdo Kids, acredita que esta é a melhor forma de estrear: “Os elementos não podiam estar melhor colocados, a gente já começa com uma propriedade muito conhecida pelo público de várias gerações. É um conteúdo que a gente fala não só com criança, conseguimos juntar crianças e adultos. É o melhor dos mundos.“
Franjinha e Milena em Busca da Ciência está disponível na Max.