Empresa de cards desenha o BTS sendo golpeado pelo Grammy e revolta fãs
A hashtag #RacismIsNotComedy ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter
Mais uma o BTS sendo alvo de racismo. Dessa vez, a Topps, empresa de cards colecionáveis, fez um card com o desenho do grupo de K-pop levando uma surra da estatueta do Grammy. Os fãs ficaram indignados e subiram a hashgtag #RacismIsNotComedy (Racismo não é comédia) que ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta quarta-feira (17/3).
O card faz parte de uma coleção chamada “Garbage Pail Kids: The Shammy Awards”, em que outros artistas também indicados ao Grammy, como Billie Eilish, Harry Styles e Taylor Swift, também são satirizados. Mas, nas ilustrações, o grupo asiático é o único que aparece ferido e sendo golpeado.
“Vocês podem explicar por que escolheram ilustrar o BTS dessa forma? Os outros artistas que vocês incluíram não têm representação de violência em suas ilustrações. Por que isso passou?”, perguntou um usuário para a Topps.
.@Topps Can you explain why you chose to illustrate BTS in this way? The other artists you’ve included have no depiction of violence in their illustrations. Why did this get green-lit? https://t.co/BAVYlvOpKO pic.twitter.com/I4tukzTofg
— José/JK Mixtape⁷ (@TheJose8A) March 17, 2021
Os fãs se mobilizaram e pediram por respeito utilizando, além da hasgtag #RacismIsNotComedy, a #StopAsianHate. Muitos, inclusive, lembram o tiroteio que aconteceu ontem (16/3) nos Estados Unidos, no spa Young’s Asian Massage. O ataque levou à morte de oito pessoas, cuja maioria era mulheres de origem asiática.
Embora muitas pessoas tenham visto o caso como uma manifestação de ódio contra os asiáticos, a polícia que investiga o caso não determinou se o tiroteio teve motivações racistas. Este ataque aconteceu em um momento de crescentes ataques contra a comunidade asiática.
de ontem pra hoje, seis mulheres ASIÁTICAS morreram em um tiroteio nos EUA.
o bts foi alvo de RIDICULARIZAÇÃO sem sentido, pela mídia branca (pela milésima vez esse ano)
mas tem gente q jura q asiático não sofre racismo#StopAsianHate #AsiansAreHuman #RacismIsNotComedy pic.twitter.com/bWOVOTCJBQ
— ma-ri 🌌 RESPECT ASIANS CARALHO (@petittangerine) March 17, 2021
eles são seres humanos, são pessoas com sentimentos, eles merecem respeito, merecem amor…
“As pessoas devem ser respeitadas pelo simples fato de viverem e existirem.”
"Se você não pode respeitar, nem abra a boca." — Kim Namjoon#RacismIsNotComedy #StopAsianHate pic.twitter.com/ubY9BX9PBc
— líbia⁷-🦋 (@wooyounglih) March 17, 2021
Racismo e xenofobia é crime !!
tentar prejudicar 7 pessoas só pelo fato de serem de outra cultura, que ridículo!!Como o próprio Namjoon disse: "o fato de todos nós estarmos vivos é o suficiente para sermos respeitados, certo?" #RacismIsNotComedy #StopAsianHate pic.twitter.com/iVkgDNcQqe
— Ray D☀️ 3 DIAS DE BLOCK, JÁ SDV!!! (@egooshine) March 17, 2021
Quando o caso tomou grande repercussão nas redes, a empresa de cards resolveu se manifestar. Eles lamentaram o ocorrido e afirmaram que já retiraram o card do BTS de circulação. “Nós ouvimos e entendemos os nossos consumidores que estão chateados sobre a representação do BTS em nossa coleção Shammy Awards e nós pedimos desculpas por incluir isto. Nós removemos os cards do BTS, não imprimimos nenhum deles e eles não estarão disponíveis”, disse a nota emitida pela Topps.
— Topps (@Topps) March 17, 2021
Vale lembrar que recentemente o BTS foi vítima de outro comentário racista por parte de um radialista alemão. Segundo ele, o grupo sul-coreano seria ruim como o vírus da COVID-19 e gostaria de ser vacinado contra eles o quanto antes.
Todas essas manifestações são mascaradas como opiniões ou “piadas”, mas na verdade é racismo, e isso não podemos aceitar.