“Estava na hora”, diz atriz que vai viver trans na novela das 9
Carol Duarte falou sobre os desafios de interpretar um transgênero em A Força do Querer
Sonhos, desejos e quereres… Isso tudo misturado ao amor, ao dinheiro, à realização pessoal e profissional, onde o poder das escolhas pode mudar o caminho de cada personagem. Assim, no estilo novelão, Gloria Perez traz a trama de A Força do Querer, a próxima novela das 9h da Globo. Com temas polêmicos como o universo transgênero e a intolerância, a obra aborda ainda a riqueza cultural paraense, a lenda dos botos e das sereias.
SEREIANDO
Nesta terça-feira (14) aconteceu, no Projac, a coletiva de imprensa da novela. Isis Valverde, a mais requisitada no evento, volta à TV para viver Ritinha, uma jovem cheia de vida que acredita ser filha de um boto e é adepta do sereísmo. “Eu quero emocionar com essa personagem, que acredita ter esse poder de sedução de uma sereia. Eu fiz todo um trabalho para ter fôlego e poder gravar as cenas da Ritinha no aquário ou no rio. Antes, eu conseguia ficar só 12 segundos embaixo d’água. Agora consigo dois minutos em movimento e quatro parada. E sempre fazendo aquela cara de fofa na hora de gravar” brincou a atriz.
SEDUTOR
Par romântico de Isis na trama, Fiuk dá vida a Ruy, um jovem bem-humorado, com a vida estabilizada e casamento marcado com Cibele (Bruna Linzmeyer), que vê sua vida virar de cabeça para baixo ao cruzar o caminho de Ritinha na fictícia cidade de Parazinho. “Quem nunca se apaixonou assim? É aquela coisa de você ir à padaria e se deparar com alguém e o coração bater mais forte. Homem é bobo e se envolve com mais facilidade”, contou o ator.
Evitando polêmicas, Fiuk afirmou que hoje procura ter mais cuidado na hora de se expressar. “Não vou agradar todo mundo. Quero é ser feliz e fazer as pessoas felizes. Hoje, eu tomo muito cuidado com o que falo, tento me preservar”, disse o ator, que adiou o lançamento do álbum Amor, já todo gravado, por conta do trabalho em A Força do Querer. “Os temas abordados na novela prometem. E esse personagem é o mais maduro da minha carreira”.
MÃE E FILHA
Bem diferente de Cassandra, de Totalmente Demais, Juliana Paiva interpreta Simone em A Força do Querer. Na novela, a filha de Silvana (Lilia Cabral) e Eurico (Humberto Martins) será a grande amiga da prima Ivana (Carol Duarte). A atriz brincou ter sido adotada por Lilia Cabral, que a indicou para o papel na trama das 9h. “Ela me trata como filha, é o máximo! É uma honra estar trabalhando ao lado dela, uma atriz generosa, que eu cresci assistindo na TV”, disse.
A REALIDADE TRANS
Por falar na personagem Irene, Carol Duarte marca a sua estreia na TV com um trabalho que promete dar o que falar. Na trama, ela vive uma jovem que descobre se sentir mais confortável no corpo de um garoto e traz o tema do transgênero à novela. “Já estava mais do que na hora de se trazer esse tema à TV. Essas pessoas existem, sofrem violência, preconceito, então estou feliz por dar vida a essa a personagem. Estou me empenhando ao máximo para fazer um trabalho bem bonito, bem cuidadoso e com muito respeito”, definiu.
A novela sofreu críticas na internet por não ter contratado uma atriz transgênero para o papel, mas Glória Perez se justificou, explicando que a ideia é mostrar todo o processo de descoberta da personagem até suas mudanças físicas. Sobre isso, Carol conta que ainda não sabe como irá acontecer, mas afirma que está preparando para repaginar o visual em prol da personagem. “Isso sem dúvida! Eu sei que no começo da novela ela está confusa. A cabeça e o corpo não conseguem se entender, ela está descobrindo ainda esse universo”, afirmou.
Escrita por Glória Perez e com direção artística de Rogério Gomes, A Força do Querer estreia no dia 3 de abril.