Continua após publicidade
Continua após publicidade

‘Finalmente 15’ reúne autores brasileiros em contos emocionantes

Conversamos com os autores da antologia sobre os conselhos que eles dariam para si mesmos quando tinham 15 anos

Por Anny Caroline Guerrera Atualizado em 10 set 2023, 14h04 - Publicado em 10 set 2023, 12h50

Os diversos lançamentos da Bienal do Livro 2023, que acontece no Rio de Janeiro, contam com Finalmente 15, que reúne um grande time de autores em uma antologia organizada por Rafaella Machado, editora-executiva da Galera Record, que celebra seus 15 anos.

”É muito interessante pensar na antologia porque são vozes muito diferentes. Quando eu brifei esse projeto, a única coisa que eu pensei foi ‘15 anos’. Então poderia ser sobre as dores de ter 15 anos, os sonhos, as paixões…”, contou Rafaella sobre os bastidores do livro em conversa com a CAPRICHO.

Elayne Baeta, Giu Domingues, Clara Alves, Maria Freitas, Stefano Volp, Arthur Malvavisco, Glau Kemp, Ray Tavares, Felipe Cabral, Karine Ribeiro, Vinícius Grossos, Olívia Pilar, Juan Jullian, Pedro Rhuas e Lola Salgado são os autores que fazem parte da coleção de textos com diferentes histórias e personagens.

Continua após a publicidade

Cada conto tem um elemento único na antologia mas o que todos trazem em comum é o fato de estarem relacionados aos 15 anos de algo. Pode ser uma passagem de tempo, uma festa de debutante ou o aniversário de uma cachorrinha com uma importante missão.

Volp, por exemplo, trouxe uma história sobre uma jovem que sonha com a famosa festa e o vestido: “Meu conto é Menina Moça, em que eu narro a história da Giu. Ela é uma menina de 14 anos e ficou grávida. É um conto em que eu falo um pouco sobre gravidez na adolescência e é uma personagem que sofreu um aborto espontâneo no banheiro do colégio e agora quer, de qualquer jeito, uma festa de 15 anos”, disse o autor.

”O meu conto é sobre uma menina que está prestes a fazer um aniversário de 15 anos e a mãe dela convidou um príncipe ao invés de uma princesa. A mãe dela não sabe que ela gosta da amiga dela. Então, ela está vendo como vai lidar com isso porque um príncipe foi convidado mas ela é lésbica”, disse Elayne sobre sua história, que acompanha uma protagonista que está apaixonada pela melhor amiga.

Continua após a publicidade

Para entrar no clima, alguns dos autores contaram pra CH qual conselho dariam para si mesmos aos 15 anos de idade. Confira:

@capricho

A #BienaldoLivro está chegando ao fim e Finalmente 15 foi um dos lançamentos da feira literária. Na antologia, 15 autores se reúnem em contos sobre 15 anos e perguntamos o que alguns deles diriam para si mesmos nessa idade. #BookTok #BookTokBrasil #Livros

♬ som original – Capricho

Finalmente 15 está em pré-venda (compre aqui.*)

Continua após a publicidade

*As vendas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril

Publicidade

Publicidade