A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos nesta quarta-feira (911/). A informação foi confirmada pela assessoria da artista, mas a causa da morte ainda não é conhecida.
A cantora iria participar do festival Primavera Sound, que aconteceu no último fim de semana, mas teve seu show cancelado pouco antes do evento.
No comunicado de cancelamento do festival, a produção informou que ela daria uma pausa da turnê até o final de novembro por conta de um procedimento de retirada de nódulo na fossa nasal direita que foi realizado há algumas semanas.
Gal Costa – uma das grandes vozes da música brasileira – tinha shows da turnê As Várias Pontas de uma Estrela marcados para o fim do ano.
Após a notícia da morte da artista, diversos artistas se manifestaram lamentando e relembrando momentos com Gal. “Fica a saudade pra mim, pra todos que eram próximos e pra tanta gente na extensão deste Brasil que se encantava com seu canto. Agora o canto dela fica conosco pro resto das nossas vidas, pra o tempo todo da nossa história”, escreveu Gilberto Gil.
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 9, 2022
Lulu Santos usou uma foto ao lado de Gal para se despedir: “Sua voz, nossa vida. Obrigado Gal.”
“Gal Costa traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade”, escreveu Bruno Gagliasso no Twitter.
Gal é única. Uma lenda. Uma artista que faz parte da vida de cada um de nós. Gal Costa traduziu lindamente nossas emoções e seguirá como parte da nossa cultura e identidade. Obrigado por tanto, Gal. EVOÉ!
— Bruno Gagliasso (@brunogagliasso) November 9, 2022
Já a cantora Pitty usou o Twitter para falar sobre como Gal é uma “referência imortal”.
GAL superlativa, das gigantes que caminharam sobre a terra. te amo pra sempre <3
referência imortal.— ⚡️PITTY⚡️ (@Pitty) November 9, 2022
Iza publicou uma foto ao lado de Gal no Instagram e reforçou como a cantora é uma referência musical, destacando que foi uma honra poder aprender com ela.
“Perdemos hoje uma das maiores vozes da música popular brasileira. Uma parte imensurável da nossa cultura que nunca será esquecida”, escreveu Juliette.
Perdemos hoje uma das maiores vozes da música popular brasileira. Uma parte imensurável da nossa cultura que nunca será esquecida. Gal Costa eterna. 🖤
— Juliette (@juliette) November 9, 2022
Preta Gil também escreveu nas redes para se despedir da madrinha: “Obrigada por tudo minha madrinha Gal, minha musa, minha mãezinha!”
Alice Wegmann destacou como Gal foi uma grande inspiração em sua vida: “Te amo, Gal. Obrigada por tudo e tudo mais”, disse.
Silva também usou uma foto da cantora para sua homenagem: “Gal é como uma coluna em minha vida. Se eu pudesse escolher uma voz como a maior, ou uma voz para ser minha, seria a de gal. Eu sou tocado na alma de um jeito muito específico todo vez que a escuto cantar, e eu canto muitas vezes pensando nela.”
“Gal, Gal, Gal….. Que perda. Muita tristeza. Grande voz. Inigualável”, escreveu Toquinho no Instagram.
A Universal Music Brasil emitiu uma nota de pesar: “Recebemos, com muita tristeza, a notícia da inesperada partida da Gal Gosta, uma artista que sempre nos surpreendeu com seu imensurável talento e sua voz. Nos despedimos de Gal Costa certos de que ela deixa um legado imaterial para a música popular brasileira e para outras tantas futuras gerações”, diz Paulo Lima, presidente da gravadora no Brasil.
O comunicado ainda informa que o lançamento de um remix da canção Flor-de-Maracujá (João Donato e Lysias Ênio), do álbum da cantora intitulado “Cantar” (1974), feito pelo duo carioca Bruce Leroys em homenagem a Gal Costa, que tinha sairia nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, foi adiado com data de lançamento indefinida.