Na segunda-feira (29), a Globo exibiu a estreia da nova novela das 18h, “Sol Nascente”, assinada por Walther Negrão, Julio Fischer e Suzana Pires. A trama retrata a história entre Mario (Bruno Gagliasso), neto de italianos, e Alice (Giovanna Antonelli), que faz parte de um clã japonês. Os dois foram criados como irmãos e são melhores amigos desde a infância! Porém, tudo irá mudar a partir da decisão de Alice ir morar no Japão por um tempo. Isso fará que Mario se sinta tristinho e veja que sempre foi apaixonado pela BFF. Oun <3 Já shippamos o casal, hein!
olá Bruno Gagliasso tenho interesse #SolNascente
— cleytu (@cleytu) August 29, 2016
Entretanto, não foi o romance dos protagonistas que mais chamou a atenção do público, viu? Os telespectadores não aprovaram o fato de que Kazuo Takana seja interpretado pelo ator Luís Melo, filho de uma índia com um italiano. Embora a emissora tente convencer de que Tanaka é mestiço e neto de um americano com uma japonesa, a desculpa não foi bem aceita e a novela foi criticada por praticar yellowface, em referência ao blackface, antiga prática de pintar o rosto de atores brancos escalados para interpretar negros. O momento mais tenso foi durante o flashback logo no comecinho do episódio, quando o personagem conhece Gaetano (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian). Na sequência, ele foi vivido por um japonês, o ator Daniel Uemura. Não colou, né? Veja a repercussão da galera:
Luis Melo de japonês definitivamente NÃO DÁ. Mesmo com essa desculpa de ser neto de americano. #SolNascente
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) August 29, 2016
Usar um ator branco para interpretar um personagem asiático é yellowface e é racismo. #SolNascente
— Bia está traduzindo 📝 (@biaomr) August 29, 2016
ué hahahahaah o véio era japonês quando era jovem e deixou de ser quando envelheceu??? hahahaha mas gent, essa novela #SolNascente
— Bic Müller (@bicmuller) August 29, 2016
E, você, o que achou da polêmica?