Continua após publicidade

Perfil da ‘Choquei’ admite fake news e lamenta morte de Jéssica Canedo

Em uma nota publicada nas redes sociais, o perfil afirmou ter dado declarações para polícia sobre o caso envolvendo a notícia falsa sobre a jovem

Por Da Redação 28 dez 2023, 19h24

O perfil da Choquei usou as redes sociais para se manifestar após o caso de Jéssica Canedo, que morreu na última sexta-feira (22/12). A jovem de 22 anos foi alvo de uma fake news publicada por páginas de fofoca sobre celebridades que a apontava como um suposto affair de Whindersson Nunes.

A Choquei, que divulgou a notícia falsa em suas redes, se manifestou sobre o acontecimento em uma nota divulgada nesta quinta-feira (28/12). No comunicado, eles lamentam a morte de Jéssica e reconhecem que a informação publicada sobre ela não era verdadeira. O texto ainda afirma que o proprietário da página prestou esclarecimentos à polícia sobre o caso. Confira o conteúdo na íntegra:

O perfil Choquei lamenta profundamente o ocorrido com Jéssica Vitória Canedo e se solidariza com sua família. Informamos aos seguidores que, em sinal de respeito pelo trágico acontecimento, as redes da Choquei estavam paralisadas até este momento.

Nesta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o proprietário do perfil Choquei prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e apresentou fatos e documentos que contribuem para elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso. Foram fornecidas provas sobre o fato gerador da notícia falsa – que foi publicada originalmente por um outro perfil e republicada posteriormente pela Choquei – e foram disponibilizadas imagens de diálogos que mostram os procedimentos adotados assim que a falsidade foi descoberta, como a retirada imediata do conteúdo falso republicado.

Neste momento, a Choquei passa por um profundo processo de reavaliação interna dos métodos adotados visando a implementação de filtros e códigos de conduta para evitar que episódios dessa natureza voltem a acontecer. A Choquei está à disposição para contribuir com os órgãos de investigação, assim como colaborar para o aprimoramento do setor de notícias online.

Continua após a publicidade

Reiteramos nossa solidariedade e total apoio à família de Jéssica Vitória Canedo.

Quando a fake news foi divulgada nos perfis de fofoca, tanto Jéssica quanto Whindersson desmentiram a notícia. Em uma série de Stories, ela desabafou sobre sua saúde mental – mas a fala não recebeu a mesma atenção.

A mãe da jovem, Inês Oliveira, também pediu que deixassem sua filha em paz, revelando que Jéssica enfrentava questões graves de saúde mental, anteriores ao caso – o que poderia se agravar. Foi ela quem confirmou a morte da filha: “Jéssica não resistiu à depressão e a tanto ódio e veio a óbito“, escreveu.

Continua após a publicidade

Whindersson também lamentou a morte de Jéssica: “Estou extremamente triste. Voltei ao dia em que perdi meu filho. Que ninguém passe pela dor de enterrar um filho”, disse ele. Em 2021, Miguel, filho do humorista com Maria Lina, morreu após um parto prematuro.

Procure ajuda

O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil. Aqui você encontra mais informações.

Publicidade