Continua após publicidade
Continua após publicidade

Produce X 101: o reality idol que está fazendo a cabeça dos kpoppers

O programa chega ao fim nesta sexta-feira e nós preparamos um especial sobre tudo o que rolou

Por Gustavo Balducci Atualizado em 18 jul 2019, 20h09 - Publicado em 18 jul 2019, 16h20

O reality show de k-pop mais comentado do ano está chegando ao fim! O Produce X 101, fenômeno televisivo da Coreia do Sul, é um programa musical de sobrevivência no qual 101 aspirantes a idol disputam uma das 11 vagas para estrelar o novo grupo formado pelo canal Mnet. O público é o principal responsável pela produção do boygroup, que terá um contrato de cinco anos com uma gravadora. Se aproximando do fim, a CAPRICHO preparou um giro por tudo o que rolou no reality para ajudar você a se programar e ainda torcer pelo seu trainee favorito. Vamos lá?

Todos os 101 participantes desta edição compartilham de um grande sonho: a chance única de debutar em um grupo de K-pop e viver o que move toda a cultura musical do país, além de estrelar discos, turnês e fazer apresentações pelo mundo todo. A última edição masculina do programa rendeu para a cena um dos grupos mais adorados e rentáveis dos últimos anos, o incrível Wanna One, que fez estreia oficial em agosto de 2017 e teve suas atividades encerradas em dezembro em 2018. O fandom, que é chamado de wannabe, vibra até hoje com os singles deixados pelo grupo:

Continua após a publicidade

Já no primeiro episódio da nova temporada, os trainees se apresentaram na tentativa de atingir uma boa colocação no começo da disputa. Agências superconhecidas entre os kpoppers, como SM e JYP Entertainment, assombraram a competição enviando alguns de seus talentos para concorrer contra empresas menores e integrantes independentes com pouco tempo de treino, mas que ainda assim não deixaram de arrasar e surpreenderam a audiência.

A audição também foi marcada pela estreia da gigante YG, que não havia participado do reality show anteriormente. Outra novidade do Produce X 101 é que os trainees estrangeiros também entraram na jogada, algo notado pelo resto dos participantes e pelo corpo de jurados, que ficou espantado com a potência do K-pop ao redor do planeta. Entre os concorrentes estrangeiros, países como Tailândia, Japão, Canadá e China marcaram presença. O ator e sensação nacional Lee Dong Wook, popularmente conhecido por seus papéis principais em dramas de TV sul-coreanos, foi convocado para ser o MC e apresentador desta edição – todo mundo adorou a escolha, é claro.

Lee Dong Wook
A simpatia do ator Lee Dong Wook deixou todo mundo caidinho durante a temporada GIF/Reprodução

O grau das avaliações ao longo do programa mostrou que o formato cresceu e, desta vez, além de buscar por jovens talentosos, o reality quer encontrar artistas repletos de características únicas e carisma para alcançar fãs nos quatro cantos do globo. Separados por categoria de acordo com o seu potencial obtido nos episódios, os 101 alunos foram divididos por equipes que levam as letras A, B, C, D e X, sendo A o nível mais alto e X o pior desempenho. Com o fim das primeiras audições, a colocação inicial do programa ficou com 16 estagiários no grupo A, 23 no grupo B, 22 no grupo C, 18 no grupo D e 22 no grupo X, que ganharam treinamento e uma nova oportunidade de voltar à competição, algo inédito no programa.

Mas fazer parte do próximo grupo aclamado do K-pop é mais complicado do que você imagina. O sistema de avaliações do Produce X 101 é extremamente rigoroso e inclui aulas de canto, dança e exercício físico como parte da disputa. Por isso, a tensão se torna parte da rotina dos trainees enquanto fazem residência na central de treinamento se preparando para os stages e eliminações. A performance de estreia ficou com a faixa X1-MA, criada para a edição e posteriormente apresentada pelo grupo A no programa M Countdown. O super mv já possui mais de 13 milhões de visualizações – olha que emocionante:

Continua após a publicidade

Outro fator importante é que o ranking da disputa também se dá através de votação online e presencial realizada pelos fãs de cada concorrente. Ou seja, além de mostrar todo o seu talento, nossos ícones também precisam conquistar o público de casa – o que, felizmente, não é nada difícil de acontecer. Basta assistir a qualquer um dos episódios para se apaixonar por todos e sofrer muito na hora de escolher apenas um para torcer.

Entre os destaques está Kim Yo Han, um talentoso atleta do taekwondo que decidiu abandonar os treinos esportivos para correr atrás do sonho de tornar-se um ídolo do K-pop. Kim encantou o público com sua história, sua performance divertida sobre rodinhas e seus golpes de arte marcial, garantindo uma vaga para Yohan na final.

Kim Yo Han
Kim Yo Han chegou cheio de truques na manga e garantiu sua vaga na final GIF/Reprodução

Se você assistiu ao k-drama Sky Castle, vai reconhecer o ator mirim Lee Eugene, que foi um dos destaques da novela. Graças a sua popularidade no show, muitos espectadores voltaram os olhos para ele que, apesar da pouca experiência, se esforçou para entregar um bom resultado. O trainee da TOP MEDIA, Kim Woo Seok, é um dos garotos que mais recebe atenção dos internautas desde o começo. Supertalentoso, Wooseok se mostrou poderoso durante os stages e provavelmente vai ganhar um lugar no grupo oficial. Vale citar ainda Song Hyeong Jun, o trainee de 18 anos da Starship Entertainment (casa do Monsta X), que mostrou esforço e coragem liderando os alunos da classe X. Seu jeitinho fofo e choroso o levou para a final junto com os demais colocados.

Quem também causou comoção – principalmente por aqui – foi Cho Seung Yeon, ou melhor, Luizinho, como é conhecido pelos fãs brasileiros. O trainee já morou no Brasil, onde estudou português e jogou futebol por dois anos, mas depois retornou ao seu país de origem e começou a treinar para se tornar cantor. Cho já foi agenciado pela YG e chegou a debutar no grupo UNIQ em 2014. Luizinho também retornou ao Brasil junto do UNIQ para realizar um show em 2016. Nós estamos na torcida pelo debut do sul-coreano que sabe falar português. Se liga nesse close:

Continua após a publicidade

Essa edição também rendeu momentos emocionantes nos quais a amizade entre os trainees ultrapassou qualquer disputa. Uma das cenas mais tocantes foi quando Kim Kook Heon caiu em lágrimas porque o amigo e concorrente Song Yu Vin teve dificuldades durante a performance e seu microfone parou de funcionar. Não teve como segurar o choro assistindo:

Já na reta final, somente 20 trainees conseguiram atingir de vez o coração dos telespectadores e do júri técnico. Os finalistas vão apresentar duas performances durante o último stage e apenas os 11 mais votados irão debutar no grupo formado pela Mnet. Confira a lista completa:

Continua após a publicidade

  1. Kim Yo Han (OUI Entertainment)
  2. Kim Woo Seok (TOP Media)
  3. Lee Jin Hyuk (TOP Media)
  4. Han Seung Woo (Plan A Entertainment)
  5. Kim Min Kyu (Jellyfish Entertainment)
  6. Cho Seung Youn (Yuehua Entertainment)
  7. Nam Do Hyon (MBK Entertainment)
  8. Song Hyeong Jun (Starship Entertainment)
  9. Lee Eun Sang (Brand New Music)
  10. Keum Dong Hyun (C9 Entertainment)
  11. Cha Jun Ho (Woollim Entertainment)
  12. Son Dong Pyo (DSP Media)
  13. Hwang Yun Seong (Woollim Entertainment)
  14. Kang Min Hee (Starship Entertainment)
  15. Koo Jung Mo (Starship Entertainment)
  16. Lee Han Gyul (MBK Entertainment)
  17. Song Yu Vin (The Music Works)
  18. Ham Won Jin (Starship Entertainment)
  19. Tony (HONGYI Entertainment)
  20. Lee Se Jin (iME Korea)

Em Produce X 101, novas regras foram elaboradas, mas uma das coisas que a Mnet infelizmente não mudou foi permitir o voto de fãs internacionais. A última rodada de votação já está aberta na Coreia e cada fã foi autorizado a escolher apenas um único concorrente por dia até a data da grande final, que vai ao ar nesta sexta-feira, dia 19 de julho, às 8h da manhã aqui no Brasil, com transmissão ao vivo pelo canal da Mnet no Youtube. Não vai perder, hein?

Aproveita e conta pra gente qual é o seu time dos sonhos para esta edição de Produce X 101. It’s show time!

Publicidade

Publicidade