inda na infância, Rayssa Bratillieri percebeu um grande amor pela atuação ao brincar de imitar personagens que via na televisão. Anos mais tarde, depois de cursos de teatro e da descoberta da paixão pelos palcos, a atriz se tornou a pessoa que estrela os filmes e novelas que assistia, interpretando protagonistas confiantes, divertidas e fortes com quem se identifica. Em Elas por Elas, da TV Globo, a atriz teve a chance de desenvolver sua performance como Ísis, que rapidamente conquistou o público.
Na produção, Bratillieri contracenou com grandes nomes da indústria e as emocionantes cenas foram motivo para uma onda de elogios que a atriz recebe com carinho e que leva como um aprendizado pessoal: “O que eu tenho falado depois de toda essa repercussão é que, quando eu olho, eu sei que eu estou caminhando para a atriz que eu quero ser. E eu ainda não sou atriz que quero ser mas, nesse trabalho principalmente, foi um grande aprendizado”, afirmou em entrevista à CAPRICHO.
Eu sei que eu estou caminhando para a atriz que eu quero ser.
Rayssa Bratillieri
Rayssa explicou que fazer novelas é algo único porque o formato mais extenso permite que novas técnicas sejam exploradas pelo elenco, dando espaço para aprimorar sua própria performance na frente das câmeras. “A beleza de uma novela, quando estamos falando sobre arte, é que é um trabalho tão extenso, tão longo, que você consegue errar, testar, tentar coisas até você… Não digo ‘acertar’ mas encontrar um caminho interessante, um lugar interessante dentro de você“, refletiu.
Foi exatamente isso que ela viveu em sua experiência em Elas por Elas: “O maior ganho, para mim, com certeza foi o que eu aprendi internamente e o que eu vou levar a partir desse trabalho.”
Entrei nesse trabalho com muito pé no chão para tentar me engrandecer como artista, aprender o máximo que eu poderia, testar o máximo que poderia, para amadurecer. E eu sinto que isso aconteceu comigo.
Rayssa Bratillieri sobre Elas por Elas
Nessa jornada, Rayssa contou com Filipe Bragança como companheiro de cena. Juntos, os atores formaram o casal Ísis e Giovanni, que passou altos e baixos durante o enredo e criou uma comunidade de fãs que viveu cada emoção com a dupla: “O Filipe foi o maior parceiro da vida. Eu aprendi tanto com ele”, disse a atriz.
“Ele tem 23 anos de idade, mas ele tem uma alma muito madura e ele é muito profundo. Eu fui observando e fiquei fascinada com a com a dedicação dele, com o amor pelo ofício que ele tem. Eu o agradeci nesse último dia e falei exatamente isso”, relembrou ela.
“Eu vou estar aqui aplaudindo a carreira que ele vai construir, porque eu tenho certeza que ele vai conseguir fazer tudo o que ele quiser e chegar em milhares de lugares. E eu ganhei um amigo pra vida, fomos muito felizes e sabíamos disso. A gente trocou muito de filme, livro e história. Com certeza a minha Ísis não existiria sem Filipe/Giovanni.”
A música Angels Like You, de Miley Cyrus, embalou a história de amor de Ísis e Giovanni, se tornando uma das marcas registradas do casal e Rayssa recordou quando a faixa era tocada nas filmagens: “Na última cena que a gente gravou, eu e o Filipe, que é última cena que vai ao ar, a Amora colocou a nossa música. Foi muito emocionante. Em alguns outros momentos, eles colocavam também.”
A despedida
Após meses de novela, se despedir de Ísis não está sendo fácil para Rayssa. “Estou de luto”, brincou. Ela revelou que um dos pontos mais difíceis do adeus é o fato de que, quando se passa tanto tempo com uma personagem, é comum que se criem raízes ali. “Essa personagem foi muito especial. Esse trabalho foi muito especial“, acrescentou.
“Foi muito tempo de gravação. É muito tempo em contato com isso, é uma realidade se torna minha realidade, né? Então, eu vou tendo que desapegar aos poucos, mas vai ficar guardado para sempre dentro de mim, com certeza”, completou ela sobre sua protagonista.
Para celebrar esse ciclo, Rayssa selecionou alguns momentos que foram muito marcantes em sua trajetória em Elas por Elas, ressaltando que foi difícil fazer essa curadoria: “Toda a sequência do incêndio em que a gente suou, sangrou, chorou, riu”, começou ela. Em seguida, foi a vez de recordar a preparação para o capítulo 100 da novela, quando Giovanni descobre que foi trocado na maternidade. A experiência que viveu com os colegas de elenco para essa cena foi uma das mais marcantes para ela.
“Em um domingo, dia que temos de folga, a gente se encontrou. Eu, Filipe [Bragança], [Marcos] Caruso, [Mateus] Solano, Isabel Teixeira e Paula Cohen. Eu e Felipe, claramente querendo dar o nosso nome e o nosso melhor. Eles já com uma carreira consolidada, com o nome, com uma com uma jornada incrível. E todos nós estávamos completamente abertos para tentar entender qual era o melhor caminho da cena. Como ser o mais verdadeiro possível, com escuta e troca. Aquilo me marcou muito. Era muita vontade de fazer dar certo pelo ofício, porque amamos isso. Foi muito emocionante participar desse momento.“
A atriz não deixou de mencionar as sequências impactantes exibidas na reta final da novela, quando Ísis descobre a identidade de seu pai. “Eu e o Caruso nos olhávamos e já vinha uma grande emoção nesse momento. Construímos uma relação muito linda e eu tenho uma admiração muito grande pelo Caruso.” Para completar, ela escolheu ainda cenas que foram exibidas no dia da conversa, quando Helena sequestra sua personagem.
“Quando passamos essas sequências muito difíceis, você pensa: ‘É isso que vai ficar. É o que fica. É o que vai marcar minha memória e minha alma para sempre‘”, afirmou.
Nas telas internacionais
Fora das novelas, Bratillieri está fazendo sucesso no cinema nacional e internacional. A produção Amor em Hong Kong chegou na Globoplay e traz uma nova personalidade para ser vivida pela atriz – com um lado mais divertido. “Foi meu primeiro filme, minha primeira experiência em um longa-metragem. Cada trabalho toca num lugar diferente dentro da gente e esse, por eu estar levando o Brasil, ser a única brasileira no elenco, para mim, tinha uma responsabilidade muito grande”, disse.
Ao assistir o filme, que foi gravado 3 anos atrás, a atriz refletiu que gostaria de ter feito algumas coisas de maneiras diferentes, mas ela reconhece que isso faz parte de um processo de constante evolução. “Estou aprendendo a agradecer por isso porque, se estou observando que eu posso estar melhor, é porque eu estou me construindo como atriz e errando e testando e melhorando.”
“Foi uma grande experiência na minha vida. Agora, vendo o filme na Globoplay, é mais especial ainda porque o que eu queria que viesse pro Brasil”, destacou ela sobre a produção que foi lançada em países como Canadá e Estados Unidos antes de chegar no país. Ela ainda revelou que um documentário irá mostrar detalhes dos bastidores dessa jornada.
Outra produção com cenas gravadas em Buenos Aires e exibida em cinemas brasileiros foi Apaixonada, em que Rayssa contracenou ao lado de Giovanna Antonelli, que foi uma grande inspiração para ela. “A Giovanna é uma estrela. A Giovanna é aula de atuação, porque ela é um talento. Ela é aula de carisma, de brilho, de empreendedorismo, de espiritualidade e de conexão consigo.”
No filme dirigido por Natália Warth, Bratillieri interpreta a filha da atriz e ela destacou um dos pontos que fez parte da caracterização de sua personagem. “Eu raspei meu cabelo para personagem e eu amo essa transformação porque não é algo que eu faria na minha vida. A Rayssa nunca faria isso na vida, Mas fazer isso por um personagem, para mim, é uma honra. É um privilégio poder transformar algo de mim para conseguir se doar. Até para ver que eu posso e abrir os meus caminhos.”
“Realmente acredito que o personagem escolhe a gente e eu acho que a Júlia me escolheu também para estar apaixonada e contar essa história.“
Em breve, o público ainda verá a atriz nas telas da Star+ na série Amor da Minha Vida. Os detalhes da produção estão sendo mantidos em segredo mas já sabemos que o elenco da produção conta com nomes como Bruna Marquezine, Sérgio Malheiros, João Guilherme e mais.
“Vi algumas coisas e eu acho que nós temos algo bem legal, especial, divertido e emocionante“, entregou Bratillieri, ainda mantendo o mistério do enredo do projeto.