Parece que uma grande mudança pode acontecer em um dos aplicativos mais usados do mundo. Segundo a Variety, o TikTok está prestes a perder uma boa parte de seu catálogo de músicas após não chegar em um comum acordo com o Universal Music Group – selo responsável pela distribuição de músicas de grandes nomes da indústria. Os debates entre as duas empresas envolviam a remuneração de artistas e o uso de IA (inteligência artificial), que tem dominado os conteúdos do TikTok.
“Em última análise, o TikTok está tentando construir um negócio baseado na música, sem pagar um valor justo pela música”, disse a UMG em comunicado oficial divulgado pelo veículo. Ainda de acordo com a gravadora, a plataforma teria proposto um acordo com um valor menor ao que já era pago e por isso a empresa tomou a decisão de não licenciar mais as músicas de seus artistas.
E a história se complica ainda mais. Em outro trecho da nota, a Universal ainda afirmou que o TikTok “tentou os intimidar” para aceitar as novas condições de contrato. “Na medida em que nossas negociações continuavam, o TikTok tentou fazer bullying para que aceitássemos um acordo que valeria menos do que o anterior, um bem menos justo em relação ao valor de mercado e que não reflete o crescimento exponencial deles”, escreveu a UMG.
De acordo com a empresa, uma das técnicas do TikTok seria remover músicas de artistas em crescimento da plataforma enquanto mantinham o catálogo de grandes estrelas já consolidadas no mercado. “[Eles estavam] removendo seletivamente a música de alguns de nossos artistas em desenvolvimento, enquanto mantinha na plataforma nossas estrelas globais que impulsionam o público“.
O atual acordo expira nesta quarta-feira (31/1) e não será renovado, ou seja, canções de nomes como Taylor Swift, The Weeknd, Ariana Grande, Billie Eilish e muitos outros podem não estar mais disponíveis à partir de fevereiro de 2024.
Negociações
Os dois principais tópicos discutidos entre a UMG e o TikTok envolvem a remuneração de artistas e o uso de inteligência artificial dentro do aplicativo. Sobre a primeira questão, a empresa afirmou que a plataforma “propôs pagar aos nossos artistas e compositores uma taxa que é uma fração da taxa que as principais plataformas sociais em situação semelhante pagam“. Ainda segundo o grupo, essa ação só evidencia para eles o “quão pouco o TikTok compensa artistas e compositores, apesar da sua enorme e crescente base de usuários, do rápido aumento das receitas publicitárias e da crescente dependência de conteúdos baseados em música, o TikTok representa apenas cerca de 1% da nossa receita total.”
Ao abordar o uso de inteligência artificial, a UMG, o TikTok destacou como o aplicativo está repleto de gravações geradas por IA, muitas vezes feitas até mesmo por ferramentas existentes na própria plataforma. “[O TikTok] está permitindo que a plataforma seja inundada com gravações geradas por IA — bem como desenvolvendo ferramentas para permitir, promover e encorajar a criação musical de IA na própria plataforma — e depois exigir um direito contratual que permitiria esse conteúdo diluirá enormemente o conjunto de royalties para artistas humanos, em um movimento que nada menos é do que patrocinar a substituição de artistas pela IA”, declararam.
“As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder de sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para que aceitemos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como seus fãs. Nunca faremos isso. Sempre lutaremos pelos nossos artistas e compositores e defenderemos o valor criativo e comercial da música. Honramos nossas responsabilidades com a maior seriedade. Intimidações e ameaças nunca nos farão fugir dessas responsabilidades”, encerraram o comunicado.
A Universal Music Group lidera o ranking das maiores gravadoras do mundo seguida pela Sony Music e Warner Music Group. Atualmente, ela é a maior empresa da indústria musical e seu catálogo conta com alguns dos nomes de maior prestígio da música.
Qual foi a resposta do TikTok?
Em comunicado oficial, a plataforma de vídeos curtos respondeu: “É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado sua própria ganância acima dos interesses de seus artistas e compositores. Apesar da falsa narrativa e retórica da Universal, o fato é que eles optaram por abandonar o poderoso apoio de uma plataforma com mais de mil milhões de usuários que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta dos seus talentos. O TikTok conseguiu chegar a acordos de Artists-First com todas as outras gravadoras e editoras. Claramente, as ações egoístas da Universal não atendem aos melhores interesses dos artistas, compositores e fãs.”