Temos que concordar que apesar de Lollapalooza soar incrivelmente bem, a palavra é um pouco estranha. Parece que ela não liga nada com nada e foi escolhida aleatoriamente, né? Mas na verdade não é bem assim. Sabia que o nome do festival de música alternativa tem um sentido bem mais profundo?
Criado pelo cantor Perry Farrell, o nosso querido ~Lolla~ nasceu em 1991, mas não do jeito que a gente conhece hoje, já que a ideia inicial não era que ele fosse um festival, mas sim uma turnê de despedida da sua banda, a Jane’s Addiction. A tour contou com a presença de diversos grupos e aconteceu anualmente até 1997. Entretanto, 2003 ela voltou, agora sim com o objetivo de ser um festival itinerante que juntava diversos gêneros musicais e apresentava as novas bandas do momento.
E o nome Lollapalooza não foi criado ao acaso, não. O termo é datado do final do século 19 e vem de uma expressão usada nos Estados Unidos que quer dizer “algo extraordinário ou incomum, um exemplo excepcional”. Pode significar também “uma coisa impressionante ou atrativa”. Faz total sentido, já que tanto a turnê inicial quando o festival como a gente conhece hoje são tipos de eventos bem diferentes dos que já existiam na época, além de serem o resultado inusitado de uma mistura de músicas, pessoas e grupos.
Perry já explicou em algumas entrevistas que ouviu a palavra durante o filme Três Patetas e acabou gostando da sonoridade. Além de ser o nome do festival, um pirulito gigante dos EUA também ficou com o mesmo título, tanto que um dos primeiros logos do evento contava com o desenho de um desses doces.
Você sabia disso? Que loucura, né?