Continua após publicidade
Continua após publicidade

4 dicas da Marie Kondo para deixar seu guarda-roupa organizado

A série da famosa especialista em arrumação na Netflix tem vários truques infalíveis!

Por Aline Fava Atualizado em 27 mar 2020, 17h03 - Publicado em 27 mar 2020, 15h18
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

Se você está precisando organizar seu guarda-roupa, nossa dica é assistir ao reality show Ordem na Casa com Marie Kondo, da Netflix. O programa mostra uma japonesa de 35 anos, famosa especialista em arrumação que ajuda 8 famílias a deixar a casa (e a vida!) em ordem. Se você já viu, deve estar doida para colocar em prática algumas dicas do método KonMari, né?

Marie Kondo ajuda a gente a arrumar a bagunça!
Ajuda a gente a arrumar a bagunça, Marie! GIF/Reprodução

KonMari é um método que a Marie criou para se livrar dos excessos e identificar quais peças e objetos realmente precisamos ter, usamos de verdade e amamos. Tá sentindo alguma ~familiaridade~ com seu armário? Então se liga nessas 4 dicas da Marie para deixar seu quarto mais leve e organizado.

1- Perceber a quantidade de roupas que você tem – e quais realmente usa

Na série, Marie pede para os participantes colocarem todas as roupas que possuem em cima da cama. Surgem pilhas enormes com muitas (muitaaaaaas!) peças e a pessoa se dá conta de que acaba não usando tudo o que tem. Esse é o primeiro passo para conseguir separar itens para doação, por exemplo.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

@frmheadtotoe in the middle of the tidying process! Looks like she’s going to make great progress ✨ Shoutout to Tiffany @thetidyteacher, who is a certified KonMari Consultant working with her!! ⠀ ⠀ She says: ⠀ “Never been prouder of my mess 🙃⠀ Maybe this is a clear sign of nesting but it felt SO GOOD to finally go through my entire wardrobe and clear out the old…My body has gone through a myriad of changes and this time around I want to be in a place where I can embrace the rush of the roller coaster without being afraid of my hat falling off. Even though it’s an overwhelming process seeing the sheer quantity of all my stuff, it’s also a therapeutic reminder that it needs to be a daily habit to hold close what sparks joy and let go of what burdens us, especially through times of change. Being intentional about what we keep and release is also a form of self care. 🤗” Photo by @frmheadtotoe.

A post shared by Marie Kondo (@mariekondo) on

2- Como decidir o que ficar e o que “se livrar”?

Marie diz que só tem que ficar no armário o que usamos de verdade e amamos. Ela convida os participantes a fazerem um exercício: olhar para cada peça de roupa e decidir se querem continuar com ela ou não. O que não traz mais alegria, ou não cabe, não é mais usado, gentilmente vai para a pilha das doações com um agradecimento, tipo “obrigada por ter feito parte da minha vida”.

3- Deixe tudo bem visível, nada de empilhar peças

Pronto, você já decidiu o que vai e o que fica. Agora chegou a hora da arrumação mesmo. Para isso, Marie tem uma técnica de dobrar as peças de maneira correta, formando um retângulo que para em pé – isso facilita a organização de gavetas e prateleiras e garante que você consiga ver cada uma das suas roupas.

View this post on Instagram

By neatly folding your clothes, you can solve almost every problem related to storage. Thank you @o_tres for sharing your #mykonmari moment. Your drawer looks so beautiful!

A post shared by Marie Kondo (@mariekondo) on

4- Caixas e mais caixas

As fãs do reality já devem ter percebido que Marie adora uma caixa! A organizadora usa várias delas sem tampas para subdividir espaços dentro de uma gaveta, por exemplo. Vale aproveitar caixas de sapato, de presente e outras que você já tenha em casa. Ah, ela também gosta de ter caixas especiais para guardar objetos de valor sentimental, tipo fotos ou aquela carta especial.

Marie Kondo ama caixas!
Marie Kondo ama caixas! Netflix/Divulgação

Partiu arrumação? *Tá bom, pode maratonar a série da Marie na Netflix antes, vai!*

Publicidade

Publicidade