Os famosos adornos de ouro para dentes, conhecidos como grillz, estão ganhando cada vez mais popularidade no mundo da moda – tanto nas ruas, quanto nas passarelas. Mas você sabe como essa estilização ~diferentona~ ganhou espaço no visual das pessoas? Para resgatar essência e significado destes acessórios, vamos te contar toda a história. Vem com a gente!
A origem dos grillz
Se você imaginou que a origem dos grillz se iniciou lá nos anos 2000, você se enganou! Rs. Arqueólogos descobriram fósseis no fundo de uma caverna submersa no México e nesta expedição, a grande surpresa foi encontrar grillz nas arcadas dentárias das caveiras. Tal descoberta indica que, os maias (civilização desenvolvida no período de 250 d.C a 900 d.C) já usavam o tão famoso acessório – para tradições e rituais da época. O National Geographic explicou direitinho a origem neste vídeo:
Mais pra frente, o grillz voltou para a boca da pessoas (literalmente), mas em um contexto difícil. No início dos anos 80, imigrantes do continente africano dos Estados Unidos estavam passando por momentos econômicos difíceis e ironicamente, o ouro era o material mais barato para substituir os dentes naturais para tratamentos odontológicos. Sendo assim, se tornou comum andar por bairros como o Brooklyn e encontrar pessoas com dentes de ouro.
Já com o poder (e necessidade) de transformar pobreza e dor em em empoderamento e riqueza, a comunidade negra transformou os dentes de ouro em uma das maiores tendências de moda do país e do mundo. Uau!
Seu uso no hip hop
A ressignificação de um sinal de pobreza para um sinal de status e poder foi feita com a ajuda de grandes nomes do hip hop. Até hoje artistas da música como Tyler, The Creator, Rihanna, A$AP Rocky e outros adoram apostar no adorno!
Com tanta história, os grillz se tornaram culturais para negros e também latinos – que cresceram vendo seus ancestrais substituindo seus dentes pelo ouro e assistiram grandes artistas da música usando os adornos nos dentes. Os acessórios se popularizaram como tendência no street style e não saíram de moda até hoje, principalmente pela cultura que carrega.
Nos dias atuais
Atualmente, existem diversos profissionais que criam o acessório de ouro, ou com o material de sua escolha. Ou seja, para ter os grills hoje, não é necessário arrancar o seu dente natural. A febre voltou com tudo para o radar dos fashionistas e mais uma vez, segue sendo um símbolo importante para a comunidade negra.
Os grillz são mais um exemplo de uma tendência que foi criada por pretos e latinos e infelizmente, acabam sendo apropriados por brancos no mundo da moda. Por isso, é extremamente importante resgatar a origem e essência de algumas peças, afinal, a moda vai além da estética e carrega histórias de superação que mudaram vidas!
E aí, gostou de conhecer a origem dessa tendência?