Continua após publicidade

A “pegadinha” por trás do tênis ~destruído~ de R$ 10 mil da Balenciaga

A novidade causou polêmica no mundo da moda e rendeu vários memes nas redes sociais

Por Sofia Duarte Atualizado em 16 ago 2022, 16h55 - Publicado em 10 Maio 2022, 14h15

Se você acompanha as notícias do mundo da moda, deve ter se reparado com a polêmica dos novos tênis da Balenciaga que tomou conta da internet nesta segunda-feira (9). A grife italiana lançou os chamados Paris Sneakers nas versões mule e de cano alto e, especialmente para as fotos de campanha, eles apareceram com uma silhueta beeem mais destruída do que o comum.

Dois tênis de cano alto com aparência destruída em fundo degradê roxo e azul
Campanha dos Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução

Acontece que a ~pegadinha~ está aí: esses tênis acima não serão os modelos comercializados pela marca. Na verdade, os calçados que estarão à venda são bem menos desgastados, embora ainda apresentem sinais de uso, e custam US$ 495 (cerca de R$ 2.550) e US$ 625 (cerca de R$ 3.215) – o mule e o de cano alto, respectivamente. Dá uma olhada:

Dois tênis no modelo mule da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução
Dois tênis de cano alto da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução

Já o modelo Full Destroyed será vendido por US$ 1.850 (cerca de R$ 9.530).

Continua após a publicidade

Dois tênis de cano alto da Balenciaga em fundo degradê roxo e azul
Paris Sneakers da Balenciaga Balenciaga/Reprodução

Em nota, a Balenciaga explicou a ideia: “A campanha mostra os sapatos extremamente usados, marcados e sujos. Essas fotos, feitas pelo fotógrafo Leopold Duchemin, sugerem que os Paris Sneakers são feitos para serem usados durante uma vida inteira.”

Ou seja, nesse caso houve uma estratégia de marketing que já é bem característica do estilista Demna Gvasalia. Essa ~polêmica~ contribui para que a marca se mantenha relevante no mercado e, mais do que isso, também está de acordo com os “experimentos sociais” que o diretor criativo costuma fazer.

Nas redes sociais, o lançamento já foi motivo de memes.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

O que você achou da estratégia ousada da Balenciaga?

Publicidade