A segunda temporada de Bridgerton foi lançada na última sexta-feira (25) na Netflix, e, como esperávamos, o figurino da série de Shonda Rhimes está impecável! Decerto, rico em detalhes, pedrarias, bordados, acessórios e referências históricas de 1813. Uau!
Baseados no livro O Visconde Que Amava, de Julia Quinn, os novos episódios contam a história de Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) e Kate Sharma (Simone Ashley), e nesta matéria a CAPRICHO te conta os principais destaques da trama quando o assunto são figurinos, beleza e bastidores!
Comum em produções audiovisuais, a segunda temporada de Bridgerton também passou por algumas mudanças, e isso inclui sua equipe de figurino, anteriormente comandada pela nova-iorquina Ellen Mirojnick e, agora, por Sophie Canale, que antes era designer assistente. Ambas as partes são grandes responsáveis pela ascensão do estilo Regencycore e das tendências que estão surgindo por aí.
Em entrevista à Harper’s BAZAAR americana, a figurinista Sophie Canale compartilhou detalhes importantes sobre a nova fase da série, que, desta vez, conta com aproximadamente 700 figurinos aos cuidados de uma equipe de 120 pessoas. “Não há outra produção igual. E, para as mulheres, cada um desses figurinos tem perucas ou apliques, joias, luvas bordadas e sapatos tingidos para combinar com os vestidos”, conta.
Só para o figurino, o extenso departamento contava com modistas, duas costureiras, cada uma com uma equipe de modelista, um alfaiate masculino, quatro assistentes de figurinistas, uma tintureira e uma equipe de embelezamento e bordadeiras. Dá para acreditar?!
Referências indianas e a chegada da família Sharma
Um dos compromissos da Shondaland, produtora de Shonda Rhimes, é trazer um casting mais plural para as telinhas. Segundo a roteirista, a decisão de tornar a família Sharma de origem sul-asiática foi muito simples. “Toda a equipe criativa estava empolgada e envolvida com essa ideia desde o início”, afirma.
Shonda ainda reforça que não vemos mulheres sul-asiáticas negras representadas na tela de forma autêntica o suficiente. Para garantir essa representatividade o máximo possível, cuidados foram tomados até pelo departamento de figurino.
Canale revela que tiveram uma grande conversa com o showrunner, Chris Van Dusen, sobre como representar a família Sharma usando vestidos na estética Regency.
“Acabamos usando tecidos e bordados indianos. As paletas de cores em tons de joias dos figurinos de Kate Sharma (Simone Ashley) são importantes, e todas as joias da família são de inspiração indiana. Patrimônio por toda parte”, explica a figurinista. E, detalhe, as cores escolhidas evoluem de acordo com as reviravoltas da personagem.
Joalheria e diferenças escolhida para cada família
Enquanto todos usam os mesmos trajes de estilo Regência e luvas de seda branca, as três famílas em destaque vêm de origens diferentes, e Canale achou melhor diferenciá-las através da joalheria. Repare que as joias dos Bridgertons tendem a ser prateadas, que logo conversam com o figurino em tons pastel.
Para os Featheringtons, a joalheria escolhida é o ouro, que novamente se reflete nos trajes. Exceto quando estão com roupas muito coloridas, como na primeira temporada, em que tudo era muito extravagante, enquanto agora a abordagem passa a ser outra e até os sapatos são tingidos para combinar com os vestidos.
E, para os Sharmas, é ouro rosa. Muitas perucas, grampos e enfeites de cabelo seguem a cartela de cores de cada família. Segundo Canale, “há alguns bailes temáticos nesta temporada em que os vestidos são feitos com os mesmos elementos das joias” e podemos ver isso muito bem na família Sharma e na caracterização da personagem Edwina Sharma (Charithra Chandran).
Repare no broche escolhido e nas repetições estampadas no figurino de Mary Sharma (Shelley Conn).
Outras curiosidades
Segundo Adjoa Andoh, nossa querida Lady Danbury, o elenco feminino usava os espartilhos do figurino por cerca de 14 horas todos os dias. Inclusive, Simone Ashley declarou, em entrevista, que nunca tinha sido machucada por um espartilho antes.
Devido às gravações em meio a pandemia, os atores precisaram regravar a cena de um determinado baile mais de uma vez e, consequentemente, repetiram o mesmo figurino 4 vezes – o que, de acordo com a atriz Bessie Carte (Prudence Featherington), nunca tinha acontecido.
Para a figurinista Sophie, a parte mais divertida dos bastidores era quando todos podiam ver o figurino de seus colegas de filmagem. “No set, todos os atores estão com seus casacos quentes entre as gravações e você não pode ver seus figurinos. Então, nós íamos para uma gravação e os casacos saíam, os guarda-chuvas abaixavam, as luvas eram colocadas, e dávamos a cada atriz uma bolsa. Havia essa competição – a minha é melhor! Era a parte mais divertida”, lembra.
Se você ficou curiosa com os bastidores da série e, principalmente, com o set de filmagens onde Madame Delacroix (Kathryn Drysdale) recebe os escritos de Penelope Featherington (Nicola Coughlan), dá só uma olhada nesse vídeo:
Ufa! Ah, um detalhe importante, a terceira e a quarta temporada da série já estão confirmadas! <3
E aí, qual foi o seu figurino favorito dessa temporada? Conta pra gente!
Aproveite e confira a entrevista de Nicola Coughlan para a CAPRICHO: