Depois do sucesso da calça ‘paraquedas’, modelo dos anos 2000 feito em tecidos como nylon e tactel, tem outra peça que promete conquistar os adeptos de uma estética esportiva e utilitária, o colete corta-vento nos mesmos materiais. Essa é uma previsão de tendência que ainda está tímida no street style, mas tem potencial de crescimento, principalmente durante o outono – e, inclusive, é uma excelente dica de moda para essa estação. Vem dar uma olhada no que estamos falando!
O colete esportivo que traz uma pegada vintage pode vir em duas principais versões; a primeira delas é todo liso e com zíper frontal, podendo ter capuz ou não, bolsos laterais e ser impermeável. Ele tem tudo a ver com a chamada estética gorpcore, nome dado pelo The Cut, que é uma abreviação de good old raisins and peanuts, uma mistura de castanhas e frutas secas, alimentos consumidos durante a prática de trilhas e atividades ao ar livre. O estilo se refere a roupas funcionais, por vezes consideradas ‘feias’, e cabem aqui jaquetas puffer e papetes, sendo a The North Face uma marca exemplo disso.
Como se trata de uma febre dos anos 90, é possível encontrar opções em brechós que fazem curadoria vintage – se você se interessou pela peça, que tal tentar garimpar uma?
O legal é que o colete é superversátil e dá para montar diferentes looks despojados, seja por cima de uma camiseta em períodos de temperaturas mais altas ou sobreposto a um moletom durante o frio, por exemplo.
O outro modelo que também promete conquistar os fashionistas é o mais utilitário, com vários bolsos de tamanhos diversos distribuídos ao longo da peça, referência que foi ressignificada do traje tradicional do exército e também remete à peça muito usada por pescadores, o famoso fishing vest. Um detalhe relevante é que a maioria dos coletes vêm em tons neutros como cinza, bege, marrom e preto.
E aí, você daria uma chance para esse tipo de colete esportivo?