Conheça a estampa com efeito de ilusão de ótica que promete voltar à moda
Jade Picon, do BBB22, e famosas como Doja Cat e Cardi B já estão apostando na tendência ~polêmica~
Alerta de tendência vintage que está voltando a bombar! A estampa trompe l’oeil, expressão francesa que significa “enganar o olho”, é uma técnica artística que foi apropriada pela moda e consiste no desenvolvimento de uma padronagem que cria uma ilusão de ótica a partir da mudança de perspectivas, fazendo com que o resultado aparente ser 3D.
Esse truque é beeem antigo, tanto que foi bastante usando pela estilista italiana Elsa Schiaparelli na década de 1930, que era influenciada pelas referências surrealistas, em especial das obras do pintor espanhol Salvador Dalí.
A ideia era incorporar elementos na roupa que, na verdade, não estão ali. Cumprindo, assim, o conceito de ilusão de ótica que essa técnica propõe. Outras grifes, como Gucci e Moschino, também já incorporaram essa tendência em suas coleções nos anos 2010.
Essa técnica também foi popularizada nos anos 1990 pelo estilista francês Jean Paul Gaultier, e a interpretação usada por ele é uma das principais inspirações para o atual retorno da estampa trompe l’oeil.
Na última semana de moda masculina de Paris, que aconteceu no final de janeiro, o designer Glenn Martens, que comanda o Y/Project, apresentou uma coleção de outono-inverno cheia de peças com esse estilo de padronagem que era feito por Gaultier.
Nesta edição do Big Brother Brasil, Jade Picon apareceu usando um body segunda pele que simula os contornos do corpo em cores que remetem ao efeito térmico, criado pela filipina Pamela Madlangbayan em parceria com a varejista chinesa SheIn.
#LooksdaJade – O body que a Jade Picon está usando hoje é uma parceria da artista 'Pamela Madlangbayan' com a 'SHEIN' e custa R$55,90 #JadePicon #BBB22 🌪 pic.twitter.com/0M3DNbIcBj
— Acervo de Looks da Jade Picon 🌪 (@looksdaJade) February 1, 2022
A marca Pierre-Louis Auvray, queridinha de celebridades como Cardi B e Doja Cat, explora a estampa de um jeito que destaca o corpo humano e seus músculos, através de um mix de cores que lembra um mapa de ondas de calor.
E ainda existem outras etiquetas responsáveis por trazer essa tendência à tona, como a espanhola Syndical Chamber e a argentina Alfin Varon.
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Especula-se que o retorno do trompe l’oeil pode ter sido alavancado tanto pela onda nostálgica em que estamos vivendo, com tendências de outras décadas voltando e se tornando desejos das fashionistas, como pelo avanço da tecnologia e, portanto, da qualidade da estampa.
E aí, o que você acha?