Se você adora acompanhar quem anda fazendo história no mercado da moda e até mesmo conhecer novos estilistas e criativos, o seu momento chegou! Pensando em um cenário mais diversificado e plural, a CH separou 6 estilistas para você ficar de olho em 2022 e, quem sabe, seguir nas redes!
Hisan Silva e Pedro Batalha, da Dendezeiro
Juntos, a dupla soteropolitana Hisan Silva, de 23 anos, e Pedro Batalha, de 25, comandam a Dendezeiro, marca que contempla corpos plurais e contribui para o mercado nacional, mas especialmente o de Salvador, onde tudo começou.
Revolucionários, os jovens já se apresentaram na Casa de Criadores, colaboraram com o YouTube para o projeto T-Shorts, e vestiram celebridades como Juliette para a capa da Vogue, Larissa Luz e o pequeno Bless Ewbank. Hisan inclusive saiu na Forbes Under 30 de 2021.
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Sioduhi
Fundado por Sioduhi, indígena Piratapuya do Território Indígena do Alto Rio Negro, Rio Uaupés, a marca Sioduhi Studio surgiu da experiência do jovem, que reúne um trabalho minucioso com criações contemporâneas, agênero de estilo utilitário e atemporal.
O também diretor criativo da marca valoriza a cultura dos povos originários brasileiros e faz questionamentos importantes acerca da indústria. “A estrutura da moda tem se apropriado de ícones e temas culturais, apagando e inviabilizando os próprios originários sem potencializá-los no sistema dominante eurocêntrico”, relata o estilista no Instagram.
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Isha Punja, da Hut Mentality
Antes mesmo de participar e mostrar suas criações no recém-lançado reality Vinte e Poucos Anos: Em Austin, da Netflix, Isha Punja, de 24 anos, já estava tocando a sua marca e celebrando os saberes manuais indianos para o mundo.
A base da Hut Mentality valoriza uma moda mais lenta, sustentável e criada para si a partir de tecidos confeccionados por artesãos locais na Índia. Em suas redes, a jovem compartilha os processos criativos da marca, o fazer manual e um movimento contrário ao fast fashion.
Day Molina, da Nalimo
Day Molina é uma mulher indígena, estilista, ativista e apresentadora do Design Vision, primeiro reality de moda sustentável do país. Fundadora e diretora criativa da marca NALIMO e do movimento Indígenas na Moda, Molina está em constante movimento e proporcionando questionamentos importantes para a moda nacional. “Descolonizo a moda quando foco nas raízes daqui e descentralizo o olhar eurocêntrico sobre a imagem criativa”, diz em suas redes.
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Mirella Rodrigues, da Think Blue Upcycled
Não é de hoje que se fala sobre os impactos da indústria da moda, uma das maiores poluidoras do planeta, e do descarte indevido de resíduos têxteis. Pensando em ressignificar esse histórico capitalista, a carioca Mirella Rodrigues fundou, em 2014, a Think Blue Upcycled, marca que produz peças jeans através do upcycling, técnica manual e ancestral de reaproveitar sobras de tecido e roupas descartadas para criar peças novas! Demais, né?
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E aí, com qual desses estilistas você mais se identificou e já vai começar a acompanhar? Conta pra gente!