E se a gente mudasse o uso tradicional do relógio para criar um acessório único e cheio de personalidade? Essa é uma ótima dica para praticar a moda sustentável e trazer uma nova funcionalidade a um item que talvez esteja parada no seu armário. A gargantilha de relógio, em especial a feita a partir de peças vintage, está conquistando famosas e fashionistas. Taylor Swift, Emma Chamberlain e Rihanna, por exemplo, já apostaram nesse truque de styling. Vem ver só!
No Grammy 2024, que aconteceu no último domingo (4), Taylor Swift trouxe um mix de colares para combinar com seu vestido Schiaparelli feito sob medida. A gargantilha de pedras pretas da marca Lorraine Schwartz trazia um relógio – que, aliás, estava marcado para meia-noite, como referência ao nome de seu álbum Midnights.
Emma Chamberlain apostou em uma versão vintage da tendência quando foi ao desfile da Miu Miu na semana de moda de Paris em outubro de 2023, criando um look preppy composto por blazer e mocassim. Ah, e sem contar os lacinhos no cabelo, que são um outro hit dessa temporada!
Antes disso tudo, em junho do ano passado, Rihanna já tinha usado um relógio como choker para assistir à estreia de Pharrell Williams como diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton. A peça cravejada de diamantes da marca de jóias Jacob & Co foi avaliada em US$ 670 mil, o equivalente a mais de R$ 3,3 milhões.
Mas, claro, vale lembrar que essa moda não é de agora. A atriz norte-americana Clara Bow, por exemplo, que inclusive dá nome a uma música que estará no novo álbum de Taylor Swift, já usava choker de relógio na década de 1920 – e os swifties até especulam que o visual de Taylor no Grammy teria sido uma referência a ela. Assim como a atriz inglesa Lynne Frederick também já colocou o relógio pendurado no pescoço.
taylor swift clara bow pic.twitter.com/OKwbNRWxpW
— des can fix him (no really i can) (@desbedumb) February 7, 2024
Brechós vintage e lojas de upcycling, como a americana Pearl Hearts, têm criado suas próprias versões da gargantilha de relógio. Misturando com colar de correntes, com pérolas, miçangas, pingentes nas estéticas punk e Y2K e até outros relógios, o resultado fica bem original e consegue transformar qualquer produção.
E dá até para você fazer o seu acessório em casa, viu? Olha só esse tutorial com fita de cetim:
Além do colar, o anel de relógio, embora com menor destaque, também é uma aposta da vez.
E aí, o que você acha desse acessório diferentão? Usaria?