Leticia Bufoni lembra críticas por usar legging para andar de skate
Em entrevista à CAPRICHO, a atleta conta que seu look preferido já foi alvo de comentários negativos por "marcar seu corpo"
Leticia Bufoni se tornou um dos maiores nomes da história do skate. A atleta é recordista de medalhas do X Games, inclusive entrou para o Guinness Book após atingir a marca de subir ao pódio 11 vezes entre 2010 e 2019, foi campeã mundial da modalidade street em 2015 e venceu diversos outros torneios internacionais, além de ter representado o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Assim, virou uma grande inspiração para todas as meninas que andam de skate.
Ao longo dos anos, ela também foi deixando seu legado quando se trata de estilo no esporte. Em entrevista à CAPRICHO, Leticia comentou sobre sua relação com a moda na hora de andar de skate.
A skatista diz que a legging, uma peça que é sua marca registrada, foi introduzida em uma época na qual queria estar mais feminina e usar roupas mais justas para ficar confortável e ter maior liberdade nos movimentos. “Eu malhava de legging e ficava pensando que seria incrível poder andar de skate com ela”, lembra. “Eu me sentia tão solta e livre de legging, enquanto com jeans me sentia presa. Até que um dia eu testei e falei ‘Caramba, dá para andar de boa’ e, quando percebi, já estava competindo de legging.”
“A preocupação era mais machucar, porque é uma peça mais fina que o jeans e pode acabar rasgando quando você cai. Mas isso só aconteceu comigo uma vez”, garante. E, por ser um look diferente do habitual, as críticas vinham. “Eu era a única menina que usava legging. Todo mundo usava jeans ou calça cargo. Então, no começo, ficavam me criticando. As meninas mesmo que competiam comigo falavam ‘Nossa, essa calça é muito apertada, marca muito o seu corpo’ e eu nunca me importei. Eu me importava em estar confortável e fazer minhas manobras o mais confortável possível“, afirma Leticia.
Já um acessório que virou icônico nas produções da skatista foi a bandana. “É uma marca registrada minha desde pequena, porque, quando eu era mais nova, eu era do rock n’ roll, gostava de Guns N’ Roses, e o pessoal usava bandana. Aí, comecei a andar de skate com bandana e é uma forma de prender o cabelo e evitar que ele venha no rosto. Hoje, para prender o cabelo, costumo usar bandana, boné ou touca.”
O visual fica completo com seus tops e regatas. “Eu acho que a manga da blusa prende um pouco o braço, e o movimento do braço é muito importante no skate”, explica. E, nos pés, o slip-on é o seu queridinho, tanto que foi o modelo escolhido para a sua parceria com a Nike. “Eu sempre gostei de tênis sem cadarço, por ser confortável e não te dar trabalho nenhum. Não tem perigo de você estar em uma competição e desamarrar, o que já aconteceu comigo. Quando surgiu a ideia de fazer um tênis com a Nike, também pensei na cor rosa, que é minha marca registrada, só que mais claro para não ser enjoativo, e a estampa camuflada é de uma lixa que eu tenho. É um tênis que dá para andar de skate, malhar, sair… Funciona no dia a dia para tudo.”
O cabelo rosa é mesmo uma das marcas registradas de Leticia Bufoni, mas ela nos contou que, por enquanto, pretende continuar com o loiro, principalmente devido ao trabalho da manutenção da cor no verão. “A tinta é só um creme que você passa e sai rápido e é difícil manter no verão. Eu tirei para dar uma respirada e recuperada no cabelo, mas não vejo a hora de voltar.”
No dia em que nos encontramos, a skatista estava com uma produção básica composta por base, blush, delineador rente aos cílios superiores e rímel e revelou que essa é a sua maquiagem curinga para todas as ocasiões. “Eu faço praticamente todos os dias. Uso pra andar de skate, sair, dar entrevista, fazer foto. Sempre a mesma.”
Leticia ainda afirma que sempre quis ter uma inspiração no skate feminino quando começou e, hoje, ser essa pessoa para as novas gerações é incrível. “Para mim, ser essa figura para as meninas mais novas significa muito mais do que qualquer medalha. Isso é a grande meta da minha vida, e eu quero continuar inspirando as meninas“, finaliza. <3