O crochê é uma das principais apostas deste verão e promete continuar em alta durante o ano inteiro. Porém, mais do que isso, trata-se de uma técnica que existe há séculos e representa uma linda forma de fazer arte. Esse saber manual ainda pode simbolizar uma conexão com a ancestralidade para quem o faz, já que muitas vezes é passado de geração em geração.
Ao passar dos tempos, essa técnica foi se aprimorando e, como tudo na moda, acaba incorporando certas tendências do momento. Em meio à valorização do trabalho artesanal e do slow fashion diante de um contexto pandêmico, marcas de crochê estão ganhando seu muito merecido espaço. Pensando nisso, separamos 12 delas fundadas por pequenos empreendedores para você conhecer e amar, assim como a gente!
DaKARINE
As peças coloridas e cheias de personalidade feitas por encomenda pela artista Karine Santana já foram usadas por famosas como Camila Queiroz e Manu Gavassi. Em entrevista à CAPRICHO, ela contou que, por meio do crochê, passou por um processo de cura com a sua ancestralidade e também o enxerga como uma forma de fazer ativismo.
Ateliê Mão de Mãe
A etiqueta baiana Ateliê Mão de Mãe*, fundada por Vinicius Santanna, sua mãe e artesã Luciene Santanna e seu sócio e namorado Patrik Fortuna, estreou na São Paulo Fashion Week no ano passado por meio do Projeto Sankofa. Agora, apresenta sua nova coleção, intitulada “As nuances da Terra Boa”, inspirada nas cores e magias do céu de Salvador.
Projeto Ponto Firme
O estilista Gustavo Silvestre lidera o Projeto Ponto Firme, que promove a ressocialização de pessoas sentenciadas da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, por meio de um programa que oferece formação técnica em crochê. A iniciativa tem como objetivo dar uma oportunidade de egressos do sistema carcerário se reinserirem no mercado de trabalho e também já apresentou coleções incríveis na SPFW.
Peter Goods Co.
Com o propósito de fazer uma moda ética, biodegradável e com matéria-prima brasileira, além do tingimento natural, a Peter Goods Co.* produz bolsas e chapéus que mostram a elegância do simples ao mesmo tempo que traz o crochê contemporâneo para o dia a dia.
CroCê
Por falar em acessórios… Os bucket hats, bolsas e anéis são o grande destaque da marca CroCê. Um ótimo jeito de adicionar pontos de cor e um toque de alegria ao look, e dá até para fazer um conjuntinho superfofo!
Vermelho Rosa
O contato da artesã Rubyane Borba com o crochê começou na infância ao observar suas tias produzindo peças com a técnica. Em 2020, criou a Vermelho Rosa* com a intenção de oferecer produtos artesanais que vestissem todos os corpos.
Meloa Crochê
Feita por mulheres, a Meloa é outra etiqueta que pensa na sustentabilidade e faz um cálculo para que não haja desperdício de fios em sua produção. Com uma variedade de opções, dá para encontrar top croppeds, calças, saias, bolsas e até biquínis no e-commerce. Vai ser difícil escolher a sua peça preferida!
Adeleire
Gosta de apostar em brincos únicos para deixar o seu visual bem criativo? Então, precisa conhecer a Adeleire, criada por Kylie, uma baiana radicada em São Paulo de apenas 22 anos. Olha como estes moranguinhos são fofos! Ah, e ainda tem os porta copos de flores que a gente amou!
Crochet com a Paty
Para quem está procurando bolsas sofisticadas, a marca Crochet com a Paty possui uma gama de opções incríveis feitas com diferentes técnicas de pontos de crochê. Você pode escolher dos modelos mais básicos e clássicos aos fashionistas e ousados!
Fio a Dois
Estamos apaixonadas pelas roupas da Fio a Dois, e o melhor de tudo é que elas podem compor desde looks praianos, com chinelo ou mesmo descalça, até uma proposta mais urbana com tênis ou coturno. Se quiser reagir e botar um cropped, vale conferir os dessa marca! Hahaha.
Mariartes Lancellotti
A avó da Giovanna Lancellotti, Cidinha Lancellotti, arrasa nas bolsas de crochê! E adivinha quem é a modelo oficial do Instagram da marca? A própria atriz e sua irmã, Gabi Lancellotti! Muito amor <3
Tricochets
Os croppeds e conjuntinhos da Tricochets são lindos! E, fora isso, a marca também vende cachepôs para colocar pincéis de belza e canetas, além de eco pads, que funcionam para passar produtos de skincare e até tirar a maquiagem e substituem os algodões descartáveis.
E aí, em qual desses perfis do Instagram você já vai dar uma olhada? Bora começar o ano apoiando a moda artesanal?
*Marca parceira do Movimento Sou de Algodão.