Depois de quase dois anos de desfiles onlines, o SPFW apresentou sua edição N52 em modelo híbrido, totalizando 23 desfiles remotos e 25 apresentações presenciais. O evento, que aconteceu de 16 a 21 de novembro, teve como sede o edifício do Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. A semana de moda nacional contou com sete estreias e encerrou-se com a comemoração dos 30 anos da marca carioca Lenny Niemeyer.
Emoção, reencontro e potencialidades são as palavras que marcaram o início desta edição. Quer saber o que rolou na maior semana de moda da América Latina? Separamos 5 momentos marcantes, relacionados à moda e beleza, para você conferir e ficar por dentro de tudo!
Volta da Sasha Meneghel às passarelas
Misci, marca de Airon Martins, apresentou a coleção “Fuxico Lanches” inspirada em bares, lanchonetes e nas diversas culturas do Brasil. A estreia de seu desfile físico também marcou o retorno de Sasha Maneghel às passarelas: “Fiquei muito feliz com o convite para participar do desfile, é muito bom encontrar pessoas no mercado que procuram meios sustentáveis de produção. É algo raro e lindo de se ver”, disse Sasha, em comunicado à imprensa. Modelos como Emilly Nunes, Gabriel Pitta, Iohany Alves, Mariane Calazan e Noah Alef também marcaram presença no casting da apresentação.
Rodrigo Costa e Thiago Biagi assinaram a beleza e o styling do desfile, apostando no azul e no ocre para os olhos, e em acessórios como bolsas e óculos de diversos tamanhos!
Estreia de Camilla de Lucas
Pensada como uma saída para tempos tão incertos e vividos por todos nos últimos meses, a coleção “Cura” da Apartamento 03, de Luiz Cláudio, com o auxílio do artista plástico Gilson Pano, contou com tons invertidos e palha natural, vermelho cerâmica, marinho, verde neon, rosa e estampas exclusivas.
Outra coisa que chamou atenção dos internautas e convidados da semana de moda foi a estreia de Camilla de Lucas nas passarelas. “Quem me acompanha sabe que esse sempre foi o meu sonho de adolescente e eu nunca imaginei que depois de tanto tempo pudesse desfilar”, revelou Camila no Instagram, antes do desfile. Por aqui, ficamos admiradas e não podemos esperar para ver a jovem desfilando novamente! <3
Mile Lab e a cultura da periferia
Milena Nascimento, fundadora e diretora criativa da marca Mile Lab, participante do Projeto Sankofa, apresentou o “Fluxo Milenar”. Baseada no Afrofuturismo, a coleção busca celebrar a cultura periférica através do ativismo, da inspiração em pipas e seguindo o funk como ritmo. Com uma fala poeta de Breno Luan no início do desfile, Mile também levou para passarela saberes ancestrais e artistas como a rapper MC Soffia, Victor Eduardo, e modelos como Rosax e Victoria Moufin. Ovacionada pela plateia, a estilista encerrou o desfile agradecendo aos seus pela presença e fazendo um chamado emergente e questionador para o atual sistema de moda, inclusive para a São Paulo Fashion Fashion Week. “De quê adianta abrir portas deste espaço, quando o mesmo com todo o dinheiro e recurso, você prefere não garantir a permanência desses corpos pretos, periféricos e marginalizados?”
Assinada por Victor Viana, a beleza da apresentação trouxe uma pele natural e iluminada, com um toque de “blush de sol” e gloss labial. Já o cabelo dos modelos ficou por conta do trio Patricia Reis, Letícia Mestiça e Empoderada Black, com penteados ancestrais e significativos para cada modelo presente no casting da coleção. Abaixo, Pedro Comuana usa uma trança de linha, conhecida no Brasil através do Sabotage.
Silvério
“Oráculo”, coleção da marca SILVÉRIO, levou para passarela um desfile emocionante sobre perdão e processo de cura através da visão pessoal de Rafael Silvério, diretor criativo da marca e um dos criadores do Projeto Sankofa. Além do mix de referências de roupas de sacerdotes e cores como branco, bege, cinza e magenta profundo, outros destaques também chamaram a atenção do público, como a participação de Vitão, Caio Paduan, Iza Moreira e Ícaro Silva no casting do desfile.
Assinada por Kátia Araújo, a beleza da coleção veio carregada de toques minimalistas e formatos geométricos para nos inspirarmos! A maquiagem preta e com nuances de vermelho bordô acompanhava a forma óssea do rosto de cada modelo, bem como o baby hair presente nos penteados assinados por Bruna Hakstol.
SPFW N’GAME
Você já imaginou acompanhar um desfile de skins (roupas de personagens) do seu jogo favorito? Pois bem, o mundo virtual chegou às passarelas com a estreia do Free Fire, um dos jogos onlines mais populares do mundo, no line-up do evento. Sucesso entre o público, 20 skins selecionadas e assinadas pelo stylist Daniel Lueda fizeram parte da apresentação inaugural da SPFW N52, com um casting para lá de especial, incluindo a modelo Isabeli Fontana e alguns gamers. Todos minuciosamente escolhidos para representar personagens como Sakura, Hip-Hop, Rolezeiro e muito mais! Legal, né?!
Qual desses momentos marcantes foi o seu favorito?
Aproveite para assistir ao desfile da marca Mile Lab e ouvir o slamer Breno Luan abaixo: