Arts & Culture, do Google, é uma plataforma na qual você pode ~mergulhar~ em fotos de exposições e obras de arte feitas por mais de 10 mil artistas ao redor do mundo.
E, quando se trata de moda, o universo também é muuuito vasto! A ferramenta disponibiliza, por exemplo, o acesso ao acervo do MASP, que traz o vestuário da Rhodia, empresa francesa que promovia seus fios sintéticos no Brasil por meio dos famosos “desfiles-show”, espetáculos que misturavam moda, dança e artes visuais nos anos 1960 e 1970. Essa mostra possui 79 roupas criadas a partir da colaboração entre artistas e estilistas na década de 1960, e ver tudo isso online é uma experiência superlegal!
Para você conhecer melhor os estilistas, a aba “Os Ícones” traz a história de rostos famosos que mudaram a forma como nos vestimos, do “New Look” de Christian Dior ao ativismo vegano de Stella McCartney.
Também dá para conhecer a trajetória de ninguém mais, ninguém menos do que Coco Chanel, um dos nomes mais importantes da moda do século XX. Sabia que o icônico terninho de duas ou três peças foi introduzido em 1910, mas só em 1954 incorporou características típicas, como botões dourados, punhos e lapelas da jaqueta?
Além disso, temos brasileiros na área! Um deles é o ilustrador, desenhista e designer Alceu Penna, que lançou tendências e influenciou gerações com seus traços ousados e cores vibrantes. Ele estampou capas de revistas como O Cruzeiro (na qual chegou a ter uma coluna de moda de 1930 a 1960), A Cigarra e Tricô e Crochê e criou figurinos para filmes e peças de teatro, fantasias para escolas de samba e estampas para empresas da indústria têxtil, como a própria Rhodia. Demais, né?
E aí, ficou vontade de explorar o Google Arts & Culture? É uma ótima fonte de pesquisa, hein? 😉