Continua após publicidade
Continua após publicidade

O que é a ‘teoria do sapato errado’ e como usar esse truque nos looks

A escolha de um calçado que quebra expectativas pode deixar seus visuais mais estilosos

Por Sofia Duarte 26 Maio 2024, 11h00

Você sabe o que é a ‘teoria do sapato errado‘? Pode até ser que essa expressão não seja tão familiar, mas com certeza você já a viu colocada na prática por aí. Trata-se de um truque de styling que costuma ser utilizado para montar looks diferentes e cheios de personalidade, e a gente vai explicar aqui como ele funciona e dar dicas para adaptá-lo para o seu estilo.

O que é a teoria do sapato errado?

Nada mais é do que a escolha de um sapato inesperado para uma determinada produção. “Aquele que normalmente seria o último que você escolheria e que, teoricamente, não tem nada a ver com o look”, explica a consultora de estilo Amanda Muniz. “Esse sapato supostamente ‘feio’ e ‘nada a ver’ quebra a expectativa e foge do combo da previsibilidade”, completa ela.

View this post on Instagram

A post shared by Claudia Amaro Euquime (@claudiaeuquime)

Essa expressão foi concebida pela stylist americana Allison Bornstein a partir do seu olhar sobre as composições de famosas, como Hailey Bieber, Kendall Jenner e Bella Hadid, no street style. “Trabalhando com clientes e analisando o estilo das nossas celebridades favoritas, percebi que o que torna um look interessante é a adição de acessórios que parecem um pouco desconexos ou que não combinam com a vibe do resto do look”, contou Allison em entrevista à Vogue britânica.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Hailey Bieber Style (@haileybstyle)

Como as pessoas utilizam esse truque?

A intenção aqui é sair do óbvio, por isso, os looks ‘hi-lo’ (traduzindo para o português, o chamado ‘alto-baixo’), que misturam peças descontraídas com itens mais arrumados. “Um vestido floral de seda romântico com um coturno tratorado e pesadão. Ou um conjunto clássico de blazer + calça em alfaiataria com um tênis de corrida bem chunky, estilo vovô. Ou, ainda, aquele look oversized e esportivo, com calças cargo e salto alto. As possibilidades são muitas”, exemplifica Amanda Muniz.

View this post on Instagram

A post shared by Emilie T. (@emilie_tla)

Como explorar essa teoria nos looks?

A dica da consultora de estilo é fazer uma tentativa para entender se esse truque funciona para você ou não. Afinal, seria contraditório dizer que uma escolha de sapato fora do comum deve ser regra, né?

“O mais legal dessa teoria é que, além de estar ao alcance de qualquer pessoa, ela tem o poder de enaltecer diferentes individualidades e estilos. Não existe certo ou errado. Aqui, a palavra de ordem é criatividade, e você está livre para arriscar”, afirma Amanda. “Para começar a colocar em prática é bem simples: pense no contraste de mensagens. Formal com informal, clássico com ousado, básico com glamuroso. A ideia é que o sapato destoe propositalmente do resto da produção e traga um resultado cool e surpreendente”, aconselha.

View this post on Instagram

A post shared by Carol Soares (@eucarolsoaress)

View this post on Instagram

A post shared by Safya (@blackmaroccan)

Continua após a publicidade

E aí, pronta para experimentar a tal da teoria do sapato errado? Vale se inspirar nas imagens ao longo do texto para reproduzir as ideias com as suas próprias roupas. 😉

Publicidade

Publicidade