Você é do time que ama o universo da moda, mas não sabe exatamente que outra opção de carreira seguir a não ser a de estilista? Para te ajudar, a CAPRICHO conversou com Sérgio Kamimura, professor de graduação de moda e mestre em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, para entender uma série de outras opções disponíveis.
Para além das roupas, existe um cenário nacional de criadores muito promissor, plural e versátil. “Moda é tão completa, tão ‘pé no chão’ e tão ‘mundo da lua’, já que é negócio e expressão ao mesmo tempo, que se torna difícil explicar o que uma pessoa formada em moda pode fazer”, avalia Kamimura. “Com um mundo tão conectado, tão multidisciplinar, várias profissões ligadas à moda surgiram e continuarão a surgir, além de que se trata de um dos setores que mais geram empregos.”
Estilista, a opção mais tradicional
Começando pela primeira e mais conhecida profissão nesse segmento, o estilista é responsável por “criar peças de vestuário ou de acessórios, ou, mais ainda, planos de coleção de moda inteiros”, que tanto podem ser pensados para um desfile quanto para o varejo.
Considerando um contexto nacional, que deve ser respeitado e valorizado, criadores indígenas e negros como We’e’ena Tikuna, Siouduhi, Cintia Felix, Mônica Sampaio, Meninos Reis, Hisan Silva e Pedro Batalha, e Rafael Silvério têm criado novos caminhos e tecnologias, que celebram os seus ancestrais.
View this post on Instagram
Modelista, uma profissão antiga
Se você gosta de colocar a mão na massa e criar peças a partir de inspirações visuais, essa área pode ser a sua cara. O modelista trabalha em conjunto com o estilista e é capaz de interpretar o croqui (esboço de um desenho) e anotações.
Esse profissional elabora fichas técnicas, conhece aviamentos, caimento e demais características dos tecidos, além de produzir moldes, que, após o tecido ter sido cortado e montado, reproduzem o desenho apresentado anteriormente, com peças que estejam de acordo com as medidas dos consumidores de tal marca.
Figurinista, que explora o mundo da arte
De acordo com Sérgio Kamimura, assim como o estilista, o figurinista também cria, mas voltado para produções artísticas, em que há uma preocupação com os looks dos personagens.
Uma dica para ficar de olho nesses profissionais e acompanhá-los por aí é procurar nas redes quem foi o responsável pelo figurino do seu filme ou série favorita, e aqueles que são indicados em premiações como o Emmy e o Oscar.
Quem aí se lembra de quando a figurinista Ruth E. Cather foi vencedora na categoria de Melhor Figurino por Pantera Negra no Oscar 2019?
View this post on Instagram
Pesquisador de tendências (coolhunter)
Sabe todas aquelas tendências de vestuário e acessórios que acompanhamos no dia a dia? O pesquisador de tendências, mais conhecido como coolhunter, é encarregado de fazer “pesquisas sobre o comportamento do consumidor para traduzir em tendências de moda”, um trabalho, por si só, minucioso e demorado.
Produtor de moda
Pesquisa e providencia peças para eventos, filmes, teatros, programas ou campanhas publicitárias e também produz desfiles de moda.
Consultor de moda
Orienta a criação de produtos e coleções de moda, que sejam viáveis tecnicamente, competitivos no mercado e em harmonia com as identidades das empresas.
Consultor de estilo ou de imagem
O consultor de estilo e de imagem orienta o cliente sobre como se vestir. Segundo o professor, ultimamente, esse profissional não se atém somente ao look, mas orienta comportamentos.
Gerente de produto
O gerente de produto é conhecido por “fazer o planejamento dos produtos da empresa, desde o plano financeiro, o administrativo e até de produção”. Esse profissional trabalha junto com o estilista e o coordenador do departamento de criação para transformar as ideias em produtos viáveis comercialmente.
Professor de moda
Sabendo que esse profissional “atua nas academias, ensinando moda em cursos técnicos, tecnólogos ou universitários”, o professor de moda pode dar aula nas mais variadas disciplinas, como moulage (técnica de modelagem, onde a construção do modelo do vestuário é feita diretamente sobre o corpo de modelo vivo ou busto de costura), técnicas de estamparia, sustentabilidade ambiental e ecodesign, história da moda, linguagem fotográfica e produção de moda e muitas outras que fogem do clássico “moda é só roupa”.
Profissional de mídias sociais e de conteúdo
Pesquisa, cria e divulga conteúdos de moda, trabalhando com textos, imagens e vídeo. Pode atuar até como jornalista de moda, viu?
Profissional de marketing de moda
Desenvolve estratégias de mercado para marcas de moda.
“E, sem dúvida, com o crescimento do mundo digital, principalmente relacionado ao metaverso, muitas novas profissões para quem estudou moda estão surgindo”, finaliza Kamimura.
E aí, você já conhecia esse leque de opções de carreira para seguir?