Ah, os anos 2000… Apesar de a frase “só quem viveu, sabe” fazer sentido, a década foi tão icônica que segue influenciando a moda até hoje – não à toa, a estética Y2K tem sido o maior sucesso dos últimos tempos. Já falamos sobre quais hits daquela época não gostaríamos que voltassem a bombar, e, agora, nesta matéria, a nostalgia vem de uma outra forma: relembrando sapatos ~controversos~ que marcaram os anos 2000. Muitos deles ficaram apenas na nossa memória afetiva, enquanto alguns foram repaginados de acordo com as tendências atuais. Será que você já usou ou usaria essas peças?
11 sapatos polêmicos que marcaram os anos 2000
UGG
As botas de pelinhos confortáveis da marca australiana UGG eram um verdadeiro hit e continuaram assim até o início dos anos 2010.
De uns dois anos para cá, a etiqueta tem feito seu retorno ao street style, principalmente com itens de cano baixo, e está conquistando celebridades – Gigi Hadid que o diga!
Clogs
Os tamancos com salto de madeira chamados clogs iam do dia a dia aos tapetes vermelhos.
E se engana quem acredita que eles sumiram completamente, viu? Pelo contrário, apareceram de um jeito atualizado em recentes semanas de moda, como no desfile de primavera-verão 2021 da Hermès.
Mule de plataforma
O mule de plataforma e os chinelos de salto também continuam entre nós! Prova disso são estas versões criadas pela Steve Madden. Você curte?
Melissa + irmãos Campana
A Melissa foi uma marca que esteve (e ainda está) no armário de muitas brasileiras que viveram a infância e a adolescência nos anos 2000. Estes modelos criados em parceria com os artistas e irmãos Fernando e Humberto Campana em 2004 fizeram um grande sucesso!
All Star de salto
Podemos dizer que as opções de All Star de salto da Converse, seja o que possui salto stiletto ou wedge, são um dos sapatos mais polêmicos dessa lista, hein?
Sapatos da Sandy
A sapatilha de bico fino e os tênis de velcro da Grendene que eram assinados pela Sandy marcaram toda uma geração.
Olha aí o comercial do tênis que foi ao ar em 2002:
Sapatilhas brilhantes
As sapatilhas brilhantes e metalizadas tiveram seu espaço na moda dos anos 2000, e as de paetês eram as queridinhas de Ashley Tisdale.
Nike Shox
E os tênis com amortecimento exposto da Nike? Os modelos de molas aparentes eram um item desejo dos anos 2000, mas eles não sumiram de vez e foram parar no armário da Hailey Bieber em 2019. Acredita?
Bota “pata de bode”
As botas maximalistas conhecidas como “patas de bode” tinham plataformas exuberantes, e algumas até vazadas em espaços no formato de coração, além de outros detalhes como fivelas e bordados ao longo do cano longo.
Sandálias com recortes
Este tipo de sapato, que mistura a silhueta de uma sandália com a de uma ankle boot, vinha com recortes laterais e na frente para os dedos e até poderia ter outros elementos controversos, como cadarço ou tachinhas aplicadas.
Transparência
As sandálias transparentes, incluindo o salto, o cabedal e as tiras frontais, estavam entre as favoritas das famosas, como prova esta foto da Kourtney Kardashian. E, por mais que fosse o desejo de muita gente, elas não ficaram apenas na memória afetiva dos anos 2000 e voltaram à moda de diversas formas ao longo dos anos.
E aí, qual desses sapatos que foram tendência nos anos 2000 é o mais bizarro na sua opinião?