Continua após publicidade
Continua após publicidade

SheIn é acusada de plagiar esta bolsa que foi a grande tendência de 2023

A empresa está sendo processada pela marca japonesa Uniqlo por violação de propriedade intelectual

Por Da Redação Atualizado em 19 jan 2024, 12h47 - Publicado em 19 jan 2024, 12h39

A bolsa transversal da marca japonesa Uniqlo foi uma das grandes tendências do street style em 2023. A peça, que custa em média US$ 19,90 (cerca de R$ 98), fez um sucesso global e acabou virando alvo de cópias. A etiqueta emitiu um comunicado oficial com seu posicionamento sobre esse assunto e explicou as motivações que resultaram em um processo contra a SheIn.

Em comunicado oficial, a Uniqlo afirmou que está investigando possíveis casos em que a peça tenha sido plagiada. Confira o que a marca disse na íntegra:

“Recentemente, nós encontramos versões falsificadas e imitações da ‘Mini Bolsa de Ombro Redonda’ sendo vendidas em lojas e em sites de compra online que não têm nenhuma relação com a Uniqlo.

Atualmente, estamos investigando esses produtos e, nos casos em que for confirmado que são falsificados ou imitações produzidas com intenção maliciosa, vamos considerar tomar ações legais contra essas empresas que os fabricam e vendem.

Continua após a publicidade

Por favor, observe que a Uniqlo não pode ser responsabilizada por quaisquer danos decorrentes de transações com outras empresas. Pedimos, portanto, que nossos clientes tomem os devidos cuidados na compra dos produtos.”

View this post on Instagram

A post shared by UNIQLO Global (@uniqlo)

Em outra nota, a multinacional japonesa Fast Retailing, proprietária da Uniqlo, declarou que entrou com ação judicial conta a SheIn devido à venda de produtos que copiam a bolsa, além de ter pedido que a empresa cesse imediatamente a venda dos produtos de imitação e que pague uma indenização ‘pelos danos sofridos em decorrência dessas vendas’.

Bolsa da UNIQLO à esquerda e bolsa da SheIn à direita
Bolsa da UNIQLO à esquerda e bolsa da SheIn à direita Reprodução/Reprodução

“A empresa apresentou essa reclamação porque foi determinado que a forma dos produtos de imitação vendidos pela SheIn se assemelham muito ao seu próprio produto, e que a venda dos produtos de imitação pela SheIn prejudica significativamente o alto nível de confiança do cliente na qualidade da Uniqlo e dos seus produtos.

A Fast Retailing Co. Ltd., operadora da Uniqlo, respeita os direitos de propriedade intelectual de seu grupo corporativo e de outras empresas em suas atividades comerciais. A Fast Retailing assume uma postura firme contra qualquer ato que infrinja a sua propriedade intelectual e tomará as medidas adequadas em resposta, incluindo ações legais.”

View this post on Instagram

A post shared by Katie Parrott (@katie_parrott)

Vale lembrar que a bolsa da Uniqlo, que leva o nome de ‘Round Mini Shoulder Bag’, apareceu, inclusive, na pesquisa de hits da moda de 2023 feita pela Lyst, empresa que mapeia tendências através de buscas online, se tornando o item mais barato a integrar a ‘The Lyst Index‘. 

Continua após a publicidade

Para responder a acusação, um representante da SheIn disse a Teen Vogue que “a SheIn respeita os direitos de propriedade intelectual de terceiros e leva a sério todas as acusações de violação. No momento, estamos investigando esse assunto.”

Publicidade

Publicidade