Você sabe de onde veio a inspiração para criar estas bolsas famosas?
Grande amor, musa de estilo, cachorro de estimação e outros casos curiosos serviram como ideias para designers da moda
Alguns modelos de bolsas se tornaram icônicos. Chanel, Hermès, Dior… As grandes marcas internacionais possuem as suas versões clássicas que entraram para a história da moda e, temporada após temporada, continuam fazendo sucesso ao redor do mundo.
Além de lindas e cheias de estilo, muitas dessas bolsas têm uma história curiosa por trás de suas criações. Da inspiração que vai de um grande amor a um cachorrinho de estimação, descubra os casos inusitados que cercam os modelos abaixo.
Bolsa Kelly, da Hermès
Um dos modelos mais luxuosos e elegantes da Hermès foi nomeado a partir de Grace Kelly. Criada em 1930, a bolsa de couro com formato de trapézio originalmente não era associada à atriz. Porém, em 1956, quando já havia se tornado princesa de Mônaco, Grace Kelly usou a peça para esconder a sua barriga de gravidez dos paparazzi. As fotos do momento rodaram o mundo e o acessório ficou conhecido como a “bolsa Kelly”, e então passou a ser nomeado dessa forma também pela marca.
Bolsa Birkin, da Hermès
Além do modelo Kelly, a grife francesa também nomeou uma bolsa em homenagem à Jane Birkin, e a história de como isso aconteceu é bastante curiosa. Em 1983, por coincidência, a atriz e o CEO da Hermès da época, Jean-Louis Dumas, se encontraram em um voo que ia de Paris a Londres e começaram a conversar. Durante o bate-papo, Jane revelou que era difícil achar uma bolsa com o tamanho ideal para carregar todas as coisas de que precisava, inclusive as mamadeiras de sua pequena filha, Lou. Então, o executivo prometeu que criaria o acessório perfeito para ela.
A partir desse encontro, nasceu a bolsa Birkin, com 40 centímetros de comprimento para que as mulheres conseguissem levar consigo tudo o que precisassem. Desde o seu lançamento, em 1984, o acessório ganhou diversas versões, com novos tamanhos, cores e materiais, e se tornou o modelo favorito de várias celebridades, completando os looks de personalidades como as irmãs Kardashian e Rihanna.
Bolsa Boy, da Chanel
A bolsa retangular com alça de corrente foi criada em 2011 por Karl Lagerfeld e nomeada em homenagem a Arthur Capel, que tinha o apelido de “Boy”, um dos grandes amores de Gabrielle Chanel. A designer francesa e o britânico se conheceram através de amigos em 1909 e pouco tempo depois começaram um romance. O estilo de Boy inspirou Chanel de diversas formas, e ele a ajudou a divulgar suas criações apresentando a ela pessoas influentes e a aconselhando sobre seus negócios. Apesar da paixão, ele se casou com outra mulher. Mesmo assim, o relacionamento dos dois se manteve até a morte de Arthur em um trágico acidente de carro em 1919.
Bolsa Jackie, da Gucci
Jacqueline Kennedy, que foi casada com o ex-presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, era um ícone de estilo e, inspirada nela, a Gucci nomeou um de seus modelos mais famosos. Lançada nos anos 1950, a história contada é que, após a ex-primeira dama usar a bolsa para se esconder dos fotógrafos na década de 70, a marca italiana decidiu mudar o nome do acessório para homenageá-la.
Criada inicialmente em duas versões de tamanho médio, uma em couro e outra em tecido, o modelo de ombro tem como símbolo o seu fecho com pequenas alças que se encontram no centro da peça. Desde então, ela já ganhou várias releituras e até hoje está entre os sucessos da grife.
Bolsa Lady Dior, da Dior
Inspirada também em uma mulher que foi símbolo do seu tempo, este modelo foi nomeado em alusão a ninguém mais, ninguém menos do que a princesa Diana. Originalmente, a peça foi lançada em 1994 sem nenhum nome. Após ter sido dada de presente a Lady Di pelo presidente e pela primeira dama da França durante uma visita dela ao país, Diana imediatamente virou fã do acessório e a Dior decidiu rebatizá-la em sua homenagem.
A princesa gostou tanto do modelo que encomendou diferentes versões dele ao longo do tempo. A partir disso, ela passou a ter uma relação muito próxima com a Dior, que se tornou uma das suas marcas favoritas.
Bolsa Bobby, da Dior
Recentemente, a Dior criou uma nova bolsa inspirada em uma figura especial para a marca. Porém, desta vez, não se trata de uma pessoa, mas sim do cachorro de estimação de Christian Dior, o Bobby. O modelo, que foi lançado no desfile de outono/inverno 2020, faz referência ao grande amor que o designer tinha pelos cães, principalmente por Bobby, que era seu favorito. O animal foi homenageado diversas vezes por ele ao longo de sua carreira, servindo de inspiração até para uma edição especial do perfume Miss Dior, em 1952, que trazia o frasco em formato de cachorro. Fofo, né?
Gostou de saber mais sobre as bolsas icônicas?
Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE