Continua após publicidade
Continua após publicidade

Anitta é criticada ao questionar pesquisas eleitorais antes do 2º turno

Cantora questionou "porque as pesquisas de voto são permitidas pela lei?" no Twitter e se tornou um dos assuntos mais comentados na manhã deste domingo.

Por Da Redação Atualizado em 16 nov 2022, 17h49 - Publicado em 30 out 2022, 12h12
anitta VMA
Anitta em premiação do VMA (Video Music Awards), da MTV norte-americana. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de “Melhor Música Latina” Getty Images/Getty Images

Anitta usou o Twitter na madrugada deste domingo (30) para fazer reflexões sobre o voto no segundo turno das eleições no Brasil e um deles, em que ela questiona “porque as pesquisas de voto são permitidas pela lei?” provocou reações em outros famosos e colocou o nome da cantora um dos assuntos mais comentados na manhã deste domingo de 2º turno.

Em uma série de posts sobre o tema, a publicação mais comentada foi uma argumentação da cantora sobre pesquisas eleitorais. “Se o voto é secreto, protegido pela lei, por que será que as pesquisas de voto são permitidas pela lei? Não parece um pouco ambíguo? Bom refletir sobre”, disse.

E como você pode imaginar o comentário recebeu respostas de outras celebridades. Um deles foi Felipe Neto, que enviou uma sequência de interrogações.

Continua após a publicidade

Assim como a cozinheira Paola Carosella, que escreveu: “Oi????”.

A cantora Ana Vilela disse: “Gata, me ajuda a te ajudar”.

Talvez você se lembre que, em 2020, Anitta fez uma live com a advogada e apresentadora Gabriela Prioli justamente falando sobre conceitos básicos sobre política e sociedade – e foi muito elogiada por assumir que realmente não tinha conhecimento aprofundado sobre os temas, e que aquele momento a ajudou a usar a sua visibilidade e entender melhor o Brasil.

Por isso, o nome de Prioli também se tornou um dos mais comentados da país. E, claro, virou meme:

Mas, CAPRICHO, o questionamento de Anitta está correto? Olha só, a gente foi pesquisar e, segundo a legislação, todo eleitor tem direito de manter o sigilo do voto, e também de manifestar seu pensamento eleitoral, se assim quiser.

Aqui no CH na Eleição a gente já te explicou que as pesquisas de intenção de voto são baseadas em questionários feitos com pessoas que autorizam o uso das respostas nos levantamentos. Elas são um recorte do momento da corrida eleitoral, baseada em técnicas científicas e não, não preveem o futuro, viu? E ah, os institutos não divulgam dados pessoais dos entrevistados.

Você deve se lembrar que a própria Anitta foi às redes sociais para declarar voto em Lula (PT) no primeiro turno e, mesmo antes disso, se tornou uma das celebridades que mais incentivou o voto jovem em 2022 e criticou o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Outros tuítes sobre voto consciente e conversa direta com os fãs

Em seguida, Anitta continuou a escrever na rede social. Ela pediu “paz, amor, união, luz, compreensão, tolerância, compaixão, empatia” e desejou “que sejamos capazes de emanar energias de luz para todos nós para que nosso país não afunde em uma treva ainda maior nesse dia de eleições”, escreveu ela.

Continua após a publicidade

“Que todos possam andar sem medo nas ruas. Antes, durante e depois das votações. Que o medo não vença de nenhuma maneira”, acrescentou.

Falando aos indecisos sobre a escolha para o segundo turno, Anitta aconselhou os fãs a não se deixarem influenciar por outras pessoas. “O segundo passo seria perguntar entre as duas opções quem você escolheria para criar você: ser seu pai durante toda sua vida e comandar sua casa enquanto você cresce e aprende sobre a vida.”

“Você gostaria de alguém que te acolhe? Gostaria de alguém que fala com você agressivamente? Gostaria de alguém que te aceita como você é? Gostaria de alguém que te obrigue a ser do jeito [que] ele quer? Gostaria de alguém que não aceite que você pense diferente?”, também escreveu a cantora.

Publicidade

Publicidade