Após pressão, Espanha contrata 1ª mulher como técnica da seleção feminina
Substituição aconteceu após polêmica envolvendo um dirigente espanhol, que beijou sem consentimento uma jogadora na final da Copa feminina
A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) anunciou nesta terça-feira (5) que o técnico Jorge Vilda, da seleção da Espanha – vencedora da Copa do Mundo Feminina há cerca de duas semanas, não está mais no comando do time. Para o seu lugar, o órgão espanhol contratou Montse Tomé, a primeira mulher a ocupar este cargo na história.
Vilda comandava a seleção espanhola desde 2015.
A demissão de Vilda acontece em meio a uma série de eventos que sucederam após a final da Copa Feminina. O principal deles foi o beijo forçado e sem consentimento que o dirigente espanhol Luis Rubiales deu em Jenni Hermoso, uma das principais jogadoras da Espanha. Nós contamos tudo sobre isso aqui.
Rubiales está afastado por 90 dias do cargo, após a Fifa ter dado início a uma investigação disciplinar caso. O dirigente chegou a ser aplaudido de pé em um evento. A conduta de Rubiales quanto ao beijo forçado e também em ter realizado gestos obscenos no meio do jogo estão sendo acompanhadas.
Desde então, a seleção feminina da Espanha anunciou um boicote aos jogos da seleção até a demissão dos dirigentes à frente da federação, incluindo Rubiales, que apoiava desde o início Vilda.
As polêmicas envolvendo o ex-treinador da Espanha se acumulam ao longo dos anos. Ele nunca teve uma relação muito positiva ou próxima com as jogadoras – é possível, inclusive, ver vídeos em que as jogadoras comemoram gols e o próprio título da Copa sem ele.
No início da Copa Feminina, cerca de 10 jogadoras espanholas não participaram da Copa Feminina devido a participação de Vilda. Elas o acusaram de assédio moral, na época.
A nova treinadora da Espanha
Montse Tomé já atuava na comissão técnica da conquista da Espanha na Copa do Mundo Feminina antes de receber o convite para ser treinadora. Antes de ser técnica, Tomé foi jogadora de futebol e defendeu a Espanha a partir do sub-17. Ela vai estrear como técnica ainda neste mês, em 22 e 26 de setembro, contra a Suécia e a Suíça, pela Liga das Nações Feminina.
🚨 𝗢𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 | La RFEF nombra a @montse_tome nueva seleccionadora nacional femenina.
La asturiana será la primera mujer en ostentar el cargo y se estrenará en septiembre en la #NationsLeague ante Suecia y Suiza.
ℹ️ https://t.co/fAlqVyWwvD #JugarLucharYGanar pic.twitter.com/vG4BtbGjAP
— RFEF (@rfef) September 5, 2023
Ainda nesta terça-feira (5), a seleção masculina da Espanha veio a público se manifestar contra o ato de Rubiales. “Queremos rechaçar o que consideramos um comportamento inaceitável por parte do senhor Rubiales, que não está à altura da instituição que representa”, disse o atacante Álvaro Morata, em coletiva de imprensa.