Continua após publicidade
Continua após publicidade

Este vírus poderá nos ajudar na luta contra as mudanças climáticas

Pesquisadores encontraram, pela primeira vez, um vírus gigante na Groelândia que poderá ajudar a retardar o derretimento do gelo

Por Da Redação Atualizado em 10 jun 2024, 10h23 - Publicado em 9 jun 2024, 15h57

Pesquisadores da Universidade de Aarhus, da Dinamarca, compartilharam com o mundo um achado que poderá ajudar – e muito – a luta do planeta contra às mudanças climáticas! Isso porque eles encontraram um vírus gigante no gelo da Groelândia, bastante afetado nas últimas décadas com o derretimento devido ao aquecimento do planeta.

A descoberta foi compartilhada por um artigo publicado na revista Microbiome. Os cientistas acreditam que esses vírus podem se alimentar de algas que estão nas neves – o que contribuiria, como um mecamismo natural, contra o escurecimento do gelo causado pelas algas. Ou seja, se os cientistas estiverem certos, esse novo vírus poderá retardar o processo de derretimento do gelo.

“Ainda sabemos pouco sobre esses vírus, mas acredito que eles possam ser úteis para reduzir o derretimento do gelo causado pelas florações de algas. Não sabemos quão específicos e eficientes eles são, mas ao estudá-los mais a fundo, esperamos responder a essas perguntas”, afirmou ao g1 uma das cientistas responsáveis pelo estudo, Laura Perini, do Departamento de Ciência Ambiental da Universidade de Aarhus.

Ao analisarem ao material genética desses vírus, os cientistas atestaram que eles são muito mais complexos dos que outros tipos de vírus.

Perini disse ainda, que espera lançar ainda neste ano um novo estudo científico com mais informações sobre os vírus e a forma como eles se alimentam das algas no gelo da Groelândia.

Publicidade

Publicidade