Uma menina de 12 foi estuprada por cinco adolescentes, entre 16 e 17 anos, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul de Recife, em Pernambuco. O crime aconteceu no último sábado (16) e a polícia confirmou o ocorrido nesta segunda-feira (18).
Segundo informações levantadas pelo G1, a menina teria saído para se encontrar com o namorado no sábado (16). Ao chegar ao local, percebeu que ele estava acompanhado de outros quatro amigos, suspeitos de terem praticado a agressão. Após o estupro, a vítima contou para a mãe o que havia acontecido. E foi uma amiga da mãe, no domingo (17), que acionou a polícia.
Os adolescentes suspeitos de terem cometido o crime foram levados ao Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), na Zona Oeste de Recife. Ainda segundo o levantamento do G1, o crime está sendo investigado pela Polícia Civil como estupro de vulnerável – quando a vítima tem menos de 14 anos. Em respeito às determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os nomes da vítima e dos suspeitos da agressão estão mantidos em sigilo.
Infelizmente, o caso não é uma exceção
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, no Brasil, 6 em cada 10 vítimas de violência sexual são vulneráveis com idades entre 0 e 13 anos e a maioria é vítimas de seus próprios familiares e outros conhecidos. Em relação ao sexo, no ano passado, 88,7% das vítimas eram do sexo feminino e 11,3% do sexo masculino.
Casos de estupro coletivo também fazem parte dessa realidade triste e preocupante. Em novembro deste ano, noticiamos aqui na CAPRICHO que a Polícia Civil do Rio de Janeiro teve acesso a 30 vídeos de um estupro coletivo contra uma adolescente de 15 anos.
Dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), onde aconteceu esse último caso, indicam que, entre janeiro e novembro de 2023, 2.562 pessoas foram vítimas de estupro no estado. Desse número, 1.776 são crianças ou adolescentes, configurando no estupro de vulnerável. Apenas na Grande Recife foram 663 casos; desses, 456 foram contra menores de idade.