uem acompanha a CAPRICHO de perto já anotou na agenda que outubro de 2024 será um mês bem importante para o nosso país: o primeiro turno das Eleições Municipais acontecem no dia 6 de outubro. Ou seja, é hora da gente colocar para jogo o nosso principal poder enquanto cidadão: o de voto.
Se você está chegando agora nesse assunto, não se preocupe, a gente te atualiza: esse ano, nós vamos votar para prefeitos e vereadores nas eleições municipais. O que significa que vamos eleger os políticos que vão cuidar das nossas cidades, além de fiscalizar as ações da prefeitura e atender às necessidades dos habitantes de cada município.
Agora, entre todos os candidatos (e são muitos!), talvez você não saiba quais serão as principais ‘batalhas’ eleitorais para o cargo principal dessas eleições.
Escolher um bom prefeito vai fazer toda a diferença na administração das cidades e, principalmente, no combate às mudanças climáticas – o Rio Grande de Sul está aí como o nosso maior exemplo do quanto isso é vital daqui para a frente. Por isso, selecionamos aqui os principais pré-candidatos para algumas das ‘praças eleitorais’ de maior visibilidade no Brasil.
Ah, um ponto importante: você sabe o que é um pré-candidato? São políticos que anunciaram a sua intenção de serem candidatos a prefeito diante do Tribunal Superior Eleitoral. Até terem as suas candidaturas confirmadas pelo TSE, eles não podem pedir votos, mas podem dar entrevistas, falar sobre a sua intenção de candidatura e das suas características pessoais que serão úteis para o cargo, por exemplo.
Dito isso, vamos aos nomes:
Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Sebastião Melo (MDB)
Sebastião Melo (62 anos) é o atual prefeito de Porto Alegre, nasceu em Piracanjuba (GO) e vive na capital gaúcha desde 1978. Formado em Direito, começou a carreira política no MDB nos anos 2000, e foi eleito vereador três vezes. Em 2018, se tornou deputado estadual, mas renunciou ao cargo para concorrer à prefeitura, derrotando Manuela D’ávila (PCdoB) pelo controle da cadeira.
Maria do Rosário (PT)
Maria do Rosário (57 anos) está no 6º mandato consecutivo como deputada federal. Nasceu em Veranópolis (RS) e construiu a carreira política em Porto Alegre – ela começou no movimento estudantil. Maria é formada em pedagogia, foi professora da rede pública, militante sindical e vereadora em 1992 e 1996, quando chegou à Assembleia Legislativa do estado. Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, foi ministra da Secretaria de Direitos Humanos.
São Paulo – São Paulo
Guilherme Boulos (PSOL)
Guilherme Boulos (41 anos) já é uma figura bem conhecida pela sua participação no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). Formado em filosofia pela USP e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP, ele começou na política em 2018 como candidato à presidência da República pelo PSOL. Em 2020, Boulos concorreu à prefeitura de São Paulo e chegou ao segundo turno, mas perdeu para Bruno Covas (PSDB). Dois anos depois, ganhou o posto de deputado federal mais votado do estado, com mais de um milhão de votos válidos. Esse ano, ele volta a se eleger para a prefeitura da capital paulista e já tem nas costas o apoio do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos partidos PCdoB, PV e Rede.
Ricardo Nunes (MDB)
Ricardo Nunes (55 anos) é o atual prefeito de São Paulo, e assumiu o cargo em 2021 após o falecimento de Bruno Covas. Nascido na capital paulista, é empresário no setor de controle de pragas e já foi presidente da Associação Empresarial da Região Sul (AESUL). Antes de ocupar a prefeitura, ele foi eleito vereador em 2012 e 2016 pelo próprio MDB.
Belo Horizonte – Minas Gerais
Fuad Noman (PSD)
Fuad Noman (74 anos) é o atual prefeito de Belo Horizonte. Ele foi eleito vice-prefeito em 2020 na chapa de Alexandre Kalil (PSD) e assumiu o governo em março de 2022, quando Kalil renunciou ao cargo para concorrer ao governo do estado. Nascido na capital mineira, Noman é formado em Ciências Econômicas e já atuou como servidor do Banco Central e do Tesouro Nacional. Também ocupou vários cargos no Executivo, como secretário-executivo da Casa Civil no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1999, secretário da Fazenda em Minas Gerais na gestão de Aécio Neves, em 2003, e secretário de Transporte e Obras Públicas. Oficialmente, ele ainda não se colocou como pré-candidato, mas é cotado para a reeleição, e já tem o apoio declarado do presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Duda Salabert (PDT)
Duda Salabert (42 anos) é deputada federal por Minas Gerais. Em 2022, fez história junto de Érika Hilton (PSOL-SP) como uma das primeiras mulheres trans eleitas para o Parlamento brasileiro – Duda recebeu a terceira maior votação do estado (mais de 208 mil votos) na época. Nascida na capital mineira, é formada em Gestão Pública, e também foi professora de literatura e teoria literária, além de ser uma das coordenadoras da ONG Transvest, que combate a transfobia.
Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PSD)
Eduardo Paes (53 anos) é o atual prefeito do Rio de Janeiro e busca a reeleição pelo PSD. Formado em Direito pela PUC-Rio, começou a carreira política nos anos 90 como integrante da Juventude Cesar Maia e foi nomeado subprefeito da Zona Oeste do Rio pelo então prefeito Cesar Maia. Paes já foi prefeito do Rio de 2009 a 2016 pelo MDB e voltou mais uma vez à prefeitura em 2020, dessa vez pelo Democratas.
Alexandre Ramagem (PL)
Alexandre Ramagem (51 anos) é delegado da Polícia Federal e ganhou destaque público durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando foi nomeado chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Aliás, Ramagem é um dos principais aliados de Bolsonaro e foi eleito deputado federal pelo PL nas últimas eleições com o apoio do ex-presidente. Ainda apoiado por Bolsonaro, e também pelo governador Cláudio Castro, ele concorre à prefeitura do Rio.
Salvador – Bahia
Bruno Reis (União Brasil)
Bruno Reis (46 anos) é o atual prefeito de Salvador e nasceu em Petrolina (PE). Formado em Direito, iniciou a carreira política como assessor na Câmara Municipal de Salvador no final dos anos 1990, onde conheceu o seu padrinho político, ACM Neto. De lá para cá, ocupou cargos como deputado federal e vice-prefeito de Salvador. Foi prefeito da cidade baiana em 2020 e, agora, concorre à reeleição.
Geraldo Júnior (MDB)
Geraldo Júnior (54 anos) é advogado e atual vice-governador da Bahia. Natural de Salvador, é formado em Direito e possui pós-graduação em Processo Civil. Concorreu pela primeira vez a vereador em Salvador, sem sucesso, em 2008, mas, alguns anos depois, em 2012, foi eleito e serviu por três mandatos consecutivos. Durante seu tempo na Câmara Municipal, presidiu o legislativo e foi secretário de Trabalho e Esporte na gestão de ACM Neto. Nas eleições de 2022, foi eleito vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).